Árvore de Maio, tradição suábia, será derrubada nesta quinta (31), em Entre Rios

O Maibaum, ou Árvore de Maio, simboliza a gratidão do povo suábio pela última colheita

Árvore de maio (Foto: RSN/arquivo)

Os mastros que chamaram a atenção de visitantes nas cinco colônias suábias,  que compõem o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, nos últimos 30 dias, começarão a serem retirados a partir das 17h30 desta quinta feira (31). A primeira a retirar o símbolo de tradição será a Colônia Vitória, na Praça Nova Pátria. O Maibaum, ou Árvore de Maio, simboliza o início da primavera no Hemisfério Norte, e a gratidão do povo suábio pela última colheita.

A derrubada do mastro acontecerá também nas colônias Vitória, Jordãozinho, Samambaia e Socorro.

Para tornar a tradição ainda mais festiva, a derrubada da Árvore de Maio contará com apresentações de grupos folclóricos da Fundação Cultural Suábio-Brasileira.

A TRADIÇÃO

Antiga tradição trazida da Europa pelos suábios, a chamada “Árvore de Maio”, ou Maibaum, em alemão, é um mastro enfeitado com guirlandas de ramos verdes adornadas de fitas, garrafas e flores. Em vilarejos rurais europeus, agricultores e população instalam a árvore, geralmente em praças, entre 30 de abril e 1º de maio. Entre outros significados, o costume simboliza a renovação da natureza e das lavouras trazida com a primavera no Hemisfério Norte.

Em Entre Rios, os suábios e seus descendentes mantinham a tradição com a instalação da árvore, na última noite de abril, em praças da localidade. Desde 2010, porém, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, apoiada pela Agrária, incluiu a festa típica no calendário da comunidade. A intenção da Fundação Cultural foi transformar a tradição num evento festivo.

Segundo a tradição, a Árvore de Maio está presente em várias culturas do norte da Europa e significa alegria com a chegada da primavera, com a fertilidade da terra e, ao mesmo tempo, integração com os ciclos da natureza.

Relacionadas

ENTRE TAPAS E BEIJOS

Irmãs do vídeo de aniversário que viralizou são de Pato Branco

VIVA OS PROFESSORES

No Dia dos Professores mensagens reafirmam a importância da profissão

BORA ACOMPANHAR

Live aborda alimentação e efeitos colaterais durante tratamento de câncer

Comentários