O Apophis é um asteroide que possui 370 metros de diâmetro e já causou preocupação aos cientistas em dezembro de 2004. Na ocasião, as observações iniciais indicavam uma probabilidade de que ele poderia atingir a Terra no ano de 2029. No entanto, em um estudo recente, os cientistas analisaram os possíveis efeitos da aproximação.
Os resultados das pesquisas mostraram que a aproximação do Apophis pode afetar levemente as marés do objeto. Isso pode causar alguns deslizamentos de terra na superfície do asteroide. Do mesmo modo, quando um asteroide é menos denso, a gravidade é mais fraca. Dessa forma, é mais fácil que as partículas sejam arrancadas da superfície. No entanto, quando a densidade é maior, o efeito é reverso: ele consegue reter mais partículas.
APROXIMAÇÃO COM A TERRA
O ponto mais próximo da trajetória do Apophis será 38.000 quilômetros de distância da Terra. Caso o asteroide se desintegre, as pedras teriam menos de um metro e logo seriam destruídas na atmosfera terrestre. Por fim, segundo análise de astrônomos da Nasa, não há risco do corpo celeste atingir a Terra por pelo menos um século.
*(Com informações de G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.