22/08/2023

Atriz guarapuavana estreia na literatura com o livro ‘Os pé preto’

Atriz Laysa Machado nasceu na Colônia Vitória, superou o preconceito e é uma das mais conceituadas mulheres trans do País. Ela também está no filme 'Estômago 2'

Laysa Machado se impõe ao preconceito e escreve o nome dela nas artes (Foto: divulgação)

A inquietude da guarapuavana Laysa Machado desconhece limites. O talento dela também. Depois de conqusitar o direito de ser a primeira diretora trans de colégio estadual no Paraná, a historiadora que nasceu no distrito de Entre Rios, se tornou atriz reconhecida nacional e internacionalmente. Não importa se é nos palcos de teatros ou nas telas de cinema, Laysa não se intimida. Aliás, esse é um verbo que ela nunca soube conjugar.

Laysa em ‘Estômago 2’ (Foto: divulgação)

Agora, ela protagoniza sucesso em dose dupla. Laysa entrega uma atuação espetacular no filme ‘Estômago 2’, o mais premiado de 2024 em Gramado. A produção está em cartaz em diversos cinemas no Brasil, onde podemos nos deleitar com a personagem Patrícia. Deacordo com o histórico do filme, que é dirigido pelo cineasta Marco Jorge, tem produção executiva de Claudia Natividade. O filme ganhou cinco Kiquitos (prêmios) em Gramado.

E para completar o portfólio profissional dela, a artista se insere na literatura. Laysa lançou a campanha de pré-venda do livro ‘Os Pé Preto’, pela editora Heloisa Belluzzo. Laysa discorre no romance, por meio de narrativas históricas, a sobrevivência de um corpo dissidente e periférico e as estratégias de sobrevivência tendo como norte a arte e educação. Ferramentas essas que a tiram do lugar de miséria, pobreza e violências para ocupar lugares de poder.

O livro, conforme a escritora, se encontra aberto à pré-venda. Para comprar basta acessar www.catarse.me/ospepreto  

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.