A cultura é o que cria a nossa identidade, compõe o nosso sujeito, grupos de pessoas e norteia as próximas gerações. Podemos afirmar que, para criar a cultura há uma somatória de gostos, hábitos, crenças e outros costumes. O fortalecimento cultural pode melhorar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças pequenas, da mesma forma que a saúde mental e física.
Assim, os programas de intervenção na primeira infância deveriam sempre ser flexíveis para poder se adaptar às diferentes culturas e permitir às famílias integrarem tranquilamente esses serviços na vida. Em Guarapuava, entre as opções de oficinas está o laboratório de artes visuais. As aulas ocorrem nas terças e são divididas em horários, a primeira turma às 9h30 e a segunda às 13h30.
No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), o laboratório ocorre às 15h30. Os temas são decididos com um planejamento prévio mas de uma maneira bem flexível, com o objetivo de dar oportunidade para que as crianças experimentem diferentes técnicas e visualidades. Assim, ampliando o repertório pessoal e conhecendo diferentes períodos da história da arte e artistas contemporâneos.
Leia outras notícias no Portal RSN.