Balé Teatro Guaíra tem público recorde em 2019

O Balé Teatro Guaíra esteve em Guarapuava e mais sete cidades paranaenses para comemorar seu cinquentenário, celebrado em maio de 2019

O Balé do Teatro Guaira completou 50 anos em 2019 (Foto: AENPr)

O Balé Teatro Guaíra teve público recorde em 2019. Foram 39,5 mil espectadores, o maior número desde 2011. Assim, este valor representa uma alta de 20% em relação a 2018. Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra e depois a companhia fez uma turnê por oito cidades paranaenses. Em todos os locais, foram ofertadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade. No total, o BTG se apresentou 34 vezes neste ano.

Para a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, esse é o resultado do compromisso do Governo do Estado com a cultura paranaense. “Tudo o que planejamos em 2019 foi baseado na premissa de democratizar o acesso, garantir que todos no Estado se sintam parte dessa comemoração de 50 anos do BTG. Houve um esforço muito amplo para mostrar aos cidadãos que a nossa razão de ser é o público. E esses dados mostram que a população comprou nossa ideia e participou ativamente dessa celebração”, diz.

MOSTRA DE REPERTÓRIO

Assim, foram apresentados os seguintes trechos do espetáculo: a abertura, os duetos de Beatriz e Lily Braun e a carreira, última cena da versão original. Esse repertório foi escolhido por ser o mais icônico da história da companhia. O Circo foi criado, entretanto, por Edu Lobo e Chico Buarque especialmente para o Balé Teatro Guaíra e estreou em 1983. Foi um divisor de águas e projetou o BTG nacional e internacionalmente – foram mais de 200 apresentações, uma delas lotou o Maracanãzinho no Rio de Janeiro.

Além disso, ao todo, foram mais de 20 apresentações lotadas, 700 horas de ensaios, 10 mil km percorridos e 6 meses de planejamento. O cinquentenário do BTG é um projeto que envolveu a participação de mais de 300 profissionais do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e TV Paraná Turismo.

TURNÊ PELO PARANÁ

O Balé Teatro Guaíra viajou para oito cidades paranaenses para comemorar seu cinquentenário, celebrado em maio de 2019. A companhia apresentou em Curitiba uma mostra de repertório com os maiores sucessos de sua história e depois passou por Campo Mourão (24/05), Cascavel (31/05), Maringá (07/06), Guarapuava (05/07), Paranaguá (26/07), Foz do Iguaçu (02/08) e Londrina (03/10).

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Relacionadas

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

DIFERENÇA PARA QUE É DIFERENTE

O bar mais charmoso da cidade, Stone Crow reabre e vem repaginado

Comentários