Bichectomia é alternativa para quem deseja ter um rosto mais fino

Especialista da Clínica Vitta Odontologia e Bem-Estar esclarece as principais dúvidas a respeito do procedimento

Atriz Meghan Fox recorreu à bichectomia para realçar ainda mais seu contorno facial. (Foto: Divulgação)

Para algumas pessoas, as bochechas rechonchudas e salientes podem significar uma insatisfação estética e um prejuízo na autoestima. Recentemente, a busca por um rosto mais fino ganhou uma poderosa aliada: a bichectomia. Trata-se de uma cirurgia feita para remover a bola de Bichat, ou popularmente falando, a gordura da bochecha.

Nos parágrafos abaixo, a cirurgiã-dentista Priscila Ryzy, da Clínica Vitta Odontologia e Bem-Estar, responde às principais dúvidas a respeito do procedimento, que tem se tornado cada vez mais popular.

Cirurgiã-dentista Priscila Ryzy. (Foto: Divulgação)

BICHECTOMIA – O QUE É?

A bichectomia é o nome de um procedimento estético facial. Consiste em remover o tecido adiposo de Bichat, que está localizado em dois compartimentos de gordura dentro das bochechas. Os procedimentos de bichectomia podem ajudar a reduzir as bochechas arredondadas e definir as maçãs do rosto, deixando a aparência um pouco mais esculpida. Para realizar a bichectomia, é necessário uma anestesia local e as cicatrizes ficam escondidas dentro da boca.

O QUE É A BOLA DE BICHAT?

As bolas de Bichat são “almofadas de gordura” localizadas na parte inferior do rosto. Essas gorduras são necessárias nos primeiros anos de vida, para ajudar na sucção e alimentação de bebês. Quando são excessivamente cheias e arredondadas, podem aparentar excesso de peso. Pode ser uma condição hereditária de excesso de gordura nas bochechas inferiores e, neste caso, não são reduzidas com exercício ou dieta.

CANDIDATOS EM POTENCIAL PARA CIRURGIA DE BICHECTOMIA

A bichectomia é um procedimento customizado, o que significa que não deve ser baseado no resultado de outros pacientes. A bola de Bichat pode variar de tamanho de pessoa para pessoa. Um paciente eletivo deve apresentar excesso de gordura ou plenitude na região inferior da bochecha. Outras condições também são analisadas, como por exemplo, se está fisicamente saudável e com um peso estável, se tem expectativas realistas, se é fumante e o grau de incômodo com a aparência das bochechas rechonchudas.

COMO É REALIZADA A BICHECTOMIA?

O procedimento, que pode durar de 40 a 120 minutos, é feito em consultório.  Após a anestesia, é feita uma pequena incisão no interior das bochechas, perto dos sacos de gordura, que em seguida são removidos.  Após a extração, a ferida é saturada.

RECUPERAÇÃO

A recuperação completa vai depender de cada pessoa, mas costuma durar em média 14 dias. Nos três primeiros dias após o procedimento, a recomendação é que a alimentação seja leve e na temperatura fria. A exposição ao sol também deve ser evitada, para impedir que um possível sangramento aconteça. A recuperação não envolve nenhum tempo de inatividade.

Alguns pacientes podem experimentar pequenos inchaços e hematomas, que desaparecem por conta própria durante os primeiros dias de recuperação. Geralmente nenhuma dor ou desconforto é sentido e a maioria dos pacientes pode voltar a trabalhar no dia seguinte.

Os resultados da cirurgia são permanentes e já podem ser vistos imediatamente após o procedimento. Contudo, os resultados completos serão visíveis assim que todo o inchaço diminuir, o que pode demorar até quatro meses, quando a projeção das maçãs do rosto e uma aparência mais alongada da face aparecem.

RISCOS

Embora o procedimento seja definido como simples, existe a possibilidade de haver uma complicação. O mais comum por parte dos pacientes é não aceitar os resultados, que variam conforme as características faciais da pessoa.

Os possíveis riscos da bichectomia são:
• Sangramento.
• Infecção.
• Hematoma.
• Inchaço prolongado.

RESULTADOS ESPERADOS PELA BICHECTOMIA

Os resultados parciais da bichectomia podem ser vistos após o desaparecimento do inchaço. Pode levar vários meses até que os resultados finais apareçam, pois as bochechas gradualmente contornam a nova aparência. As bochechas devem parecer menos cheias ou gordas logo após o procedimento. Embora os resultados sejam esperados, não há garantia na realização do procedimento. Nos casos onde não é possível alcançar os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, recomenda-se associação de técnicas como a lipo de papada, que ajudam a melhorar o perfil e o contorno facial.

Clínica Vitta Odontologia e Bem-Estar conta com uma equipe de especialistas para oferecer o melhor atendimento. (Foto: Divulgação)

ENDEREÇO

Rua Xavier da Silva, 1470
Centro, Guarapuava
(42) 3622-6630
Fanpage Facebook

Relacionadas

CULTURA

Biblioteca Pública lança novas edições de projetos infantis

CULTURA

Oficinas virtuais do MON já alcançaram mais de 165 mil pessoas

CULTURA

Grupos de leitura ajudam a adquirir conhecimento na quarentena

Comentários