22/08/2023

Cais do Sodré: as delícias da culinária portuguesa agora em Guarapuava

Restaurante abre as suas portas ao público nesta sexta feira (24)

cais-do-sodre-guarapuava-8

O sonho de dois amigos, Eduardo Zanette e Jecel Schuaigert, e o gosto de ambos pela culinária brinda Guarapuava com o que há melhor e mais tradicional da cozinha lusitana. O restaurante Cais do Sodré abre as suas portas a partir da noite desta sexta feira (24), das 19h à meia-noite. Porém, o atendimento, que será diário, inclusive aos domingos, atenderá almoço, a partir das 12h, e jantar (19h).

(Foto: Fer Gomes)

Localizado na Rua Prof. Leonídia, esquina com a Senador Pinheiro Machado, ao lado do antigo Fórum Desembargador Guarita Cartaxo, no Centro da cidade, o Cais do Sodré, une os sabores das receitas portuguesas com toques da culinária brasileira.

“Estamos unindo os sabores do litoral com o  gosto do interior, do toque bem guarapuavano”, diz o Chef Jecel. Ele se refere ao bacalhau e salmão defumados, um dos pratos do menu rico em frutos do mar e iguarias lusitanas.

Os nomes dos pratos foram trazidos diretamente de Portugal pelo Chef Jecel e relembram os lugares onde ele viveu durante os anos que morou além-mar. O delicioso Arroz de Camarão, o Camarão Gratinado, o Salmão Grelhado, entre outros pratos, dão água na boca apenas ao sentir o cheiro que exala no ar.

(Foto: Fer Gomes)

Para quem preferir carne vermelha, a dica é saborear o Carré de Cordeiro ou o Entrecôte Sodré, um filé de costela com legumes grelhados e batata rústica.

Mas antes dessa escolha, não cometa o pecado de deixar de lado o menu das entradas com os seus Caldo verde, Entre as bebidas tradicionais, como o chope estupidamente gelado, refrigerantes e coquetéis, o destaque fica por conta da carta de vinho com 30 marcas e safras enriquecem a adega.

(Foto: Fer Gomes)

Agora, nem pense em sair do Cais do Sodré sem experimentar os doces, como a Baba de Camelo e o Pastel de Belém.

Além da comida, a casa portuguesa localizada num dos casarões mais antigos da cidade, combina a eficiência que sai da cozinha com o ambiente aconchegante, num local ideal para uma refeição romântica, confraternização da família ou um simples encontro com amigos.

Jecel e Eduardo, proprietários do restaurante (Foto: Fer Gomes)

Mesas rústicas, com flores delicadas e velas acesas, contrastam com detalhes que remetem aos azulejos portugueses. Lustres iluminam o local e expõem a luz sobre quadros com paisagens lusitanas nas paredes. No ar, o som do fado, a tradicional música portuguesa, faz desse ambiente, um estreito laço com a terra dos colonizadores.

Como pode ser observado, no Cais do Sodré, tudo é diferencial, regado com o tempero gourmet de quem trabalhou nos mais conceituados restaurantes de Lisboa, como é o caso de Jecel.

Ele deixou Guarapuava em 2004 e por várias facilidades, principalmente, o idioma, escolheu Lisboa para o seu grito de independência.

“Como sempre fui apaixonado por cozinha, procurei aprender a culinária portuguesa com os nativos”. E assim  os anos se passaram até chegar 2019, quando Jecel redescobriu Guarapuava, porém, o mercado de trabalho desfavorável o levou a Florianópolis, onde começou como garçom e meses depois gerenciava um dos mais tradicionais restaurantes portugueses da ilha.

E foi num churrasco bem brasileiro que ele e o amigo Eduardo decidiram realizar o sonho de ter um restaurante. “Eu tenho o gosto pela gastronomia no meu DNA”, disse Eduardo Zanette.

A partir desse momento, começou a busca pelos detalhes e pelo local. “Esta casa surgiu como um sinal e em três meses tudo estava pronto”, diz Jecel.

Segundo o chef, o nome Cais do Sodré é uma maneira de manter perto o local onde viveu em terras portugueses.

É um bairro gastronômico de Lisboa onde se concentra o primeiro mercado de peixes que pertencia á Família Sodré. E esse local fez parte da minha vida durante o tempo que lá vivi.

Jecel trouxe também o maitre Julian Pereira, com experiência em restaurante português. “Eu vim de Florianópolis para ajudar o Jecel a realizar o seu sonho”.

Confira, abaixo, uma galeria de fotos da inauguração do espaço, que ocorreu na noite dessa quinta (23). Fotos by Fer Gomes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.