22/08/2023



Campina do Simão celebra 29 anos com desafios para o futuro

Campina do Simão, município, que se emancipou de Guarapuava em 1995 vive hoje um momento de celebração e reflexão

Campina do Simão (Foto: Mayara Maier)

Campina do Simão, município que fica distante cerca de 77 quilômetros de Guarapuava, completa 29 anos de emancipação política, após encerrar as eleições municipais de 2024 com a reeleição do prefeito André Junior de Paula, do PSD. O candidato venceu com uma expressiva margem de 79,17% dos votos, derrotando o adversário Professor Celso, do PT, que obteve 20,83%. O processo eleitoral também registrou 14% de abstenção e uma pequena parcela de votos brancos e nulos, consolidando a escolha pela continuidade na gestão municipal. De acordo com o prefeito, a data é 4 de outubro. Mas por causa das eleições, os festejos começaram nesse dia 18.

O município, que se emancipou de Guarapuava em 1995 e iniciou a administração independente em 1997, vive hoje um momento de celebração e reflexão. Com uma economia baseada na agricultura e pecuária, Campina do Simão enfrenta desafios típicos de cidades de pequeno porte. Por exemplo, a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas públicas que promovam mais inclusão e desenvolvimento sustentável.

DESAFIOS

Araucária (Foto: Mayara Maier/RSN)

Como toda cidade do interior, enfrenta desafios típicos de pequenas localidades brasileiras que buscam equilibrar tradição e desenvolvimento sustentável. Emancipado há 29 anos, o município, com grande potencial turístico, tem investido na melhoria da infraestrutura e na criação de empregos para evitar a migração de moradores para grandes centros urbanos.​

Um dos principais desafios econômicos é a necessidade de diversificar as oportunidades de emprego formais, uma prioridade constante para a administração municipal.​ Outra área crítica é a regularização fundiária. Recentemente, foram entregues mais de 280 matrículas para famílias dos núcleos Vieira I, II e III, um passo importante para consolidar a estabilidade das moradias e evitar problemas fundiários no futuro​.

Assim sendo, Campina do Simão precisa continuar apostando no desenvolvimento sustentável para garantir a qualidade de vida dos moradores. Manter a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, atrair investimentos em setores como turismo, agricultura familiar e pequenas indústrias será fundamental para que a cidade prospere.

Prefeitura (Foto: Mayara Maier/RSN)

Desde a sexta (18) até esse domingo (20), a cidade celebra o aniversário com uma programação cultural vibrante. Um dos destaques é o tradicional Festival de Música Sertaneja (Femuscampi), que além de promover a arte local, fortalece o vínculo da comunidade e atrai visitantes da Região. A gestão de André, agora reeleito, deverá focar em ampliar esse tipo de iniciativa, combinando a valorização das tradições locais com projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico.

Com a confiança renovada nas urnas, a administração municipal promete dar continuidade a programas já em andamento e buscar novas oportunidades para impulsionar o crescimento de Campina do Simão, preservando a identidade histórica e cultural.

Campina do Simão é o 12º município mais populoso da Região de Guarapuava, com 3,9 mil habitantes. O PIB da cidade é de cerca de R$ 150,4 milhões, sendo que 64% do valor adicionado advém da agropecuária. Na sequência aparecem as participações da administração pública (16,3%), dos serviços (15,2%) e da indústria (4,6%), conforme dados do Ipardes.

                                                                                                                                                              SUPERMERCADO NEGRELLE

                                                                                                               UMA HISTÓRIA DE AMOR E TRADIÇÃO A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

Uma das empresas que contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e tributos, é o Supermercado Negrelle. Agora em novas e modernas instalações, o supermercado atrai consumidores de outras cidades da Região. O preço, a quantidade e a qualidade dos produtos ofertados compõem o diferencial no mercado varejista.

Frutas, verduras e legumes fresquinhos na Feira do supermercado (Foto: Divulgação)

Mas apesar de acompanhar as inovações, os relatos históricos que envolvem o investimento, se mantêm vivos. Em 1944, João Cirilo Negrelle e Elisa Stelfen Negrelle mudaram-se para o território nomeado Campina do Simão para trabalhar com agricultura e pecuária. O casal teve 13 filhos. Entre eles, João Maria, cuja trajetória do supermercado começa com ele. Anteriormente, ‘Seu’ Negrelle, como é conhecido, morava na Comunidade Paiquerê. Ele mudou-se para a área urbana de Campina do Simão, já um distrito de Guarapuava, em 1976.

Neste ano, ele casou-se com Cenira e inaugurou um armazém de secos e molhados. O início das atividades ocorreu no dia 1º de dezembro de 1976. João Maria também faz parte da história política do município, tornando-se, inclusive, vereador destaque em 2005. Com Cenira, João Maria teve duas filhas, Andreia e Sara, três netos e duas netas. Andreia é professora, enquanto Sara, auxilia na administração do empreendimento familiar junto com o esposo Tiago.

Supermercado Negrelle (Foto: Divulgação)

ATENDIMENTO

Supermercado Negrelle
Avenida João Ferreira Neves, 3235 – Centro, Campina do Simão – PR
Atendimento de segunda a sábado, das 8h às 19h
(42) 3634-1259

 

                                                                                                     SÃO 2,5 MIL QUILOS DE COSTELA NO ALMOÇO PARA A POPULAÇÃO

Mulheres e homens colocaram a mão na massa para contemplar o principal motivo da comemoração: o povo campinense. Para este domingo (20), por exemplo, a festança começa com a tradicional ‘Costela de Dois Fogos’. A iguaria que remonta a refeição tropeira vai ser servida de graça. De acordo com a organização da festa, dois mil e quinhentos quilos de carne foram levados ao fogo já à 1h hora da manhã de sábado para domingo. A Secretaria de Obras é a responsável pelo churrasco.

Costela de Dois Fogos (Foto: Reprodução/Confraria da Costela)

A costela é uma das variedades de carne mais consumidas na Europa, nas Américas e na Austrália, e muito importantes na alimentação de populações da África, Ásia Oriental e Sudeste Asiático. Mas você sabe a origem desse prato que se tornou tradição, não apenas em Campina do Simão, mas no prato dos brasileiros?

Conta a história do Brasil, que a costela assada entre duas fileiras de fogo, no chão, surgiu nas fazendas. Quando os patrões abatiam um boi separavam para si as partes nobres. Aos peões cabiam as costelas, não tão nobres e difíceis de assar. Enquanto cuidavam do gado do patrão, eles faziam um buraco no chão, cravavam a costela em lanças de pau e deixavam assando por horas e horas. O tempero? Apenas sal grosso que era utilizado para alimentar o gado. Enquanto trabalhavam, os peões tomavam mate e proseavam. Costume esse preservado em Campina do Simão onde 30 assadores seguem esse ritual. 

                                                                                                                                 EM TEM BOLO PARA TODOS

Bolo terá 29 metros (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Após o almoço nada melhor do que a sobremesa para adoçar o dia. Um bolo de 29 metros, o mesmo número de anos de Campina do Simão, vai estar à mesa. Preparado por uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Composta por 21 pessoas, a coordenação está a cargo da secretária Juliana Aparecida da Cruz. O bolo será cortado às 15h com o tradicional ‘Parabéns pra você’, na Associação da Melhor Idade.

                                                                                                                                         

                                                                                                                                      APROVEITE O DOMINGO QUE AINDA TEM FESTA

Renan e Ray (Foto: Divulgação)

Sabemos que a festança em Campina do Simão está sendo grande. Afinal, três dias de comemorações é porque a comunidade tem motivos para festejar. Neste domingo, por exemplo, a partir das 10h, a bola vai rolar no final do Campeonato de Futebol Society. Nesse mesmo horário começa o Torneio de Truco.

E olha só. Como dizia Silvio Santos: “Quem quer dinheiro”? Quem deseja arriscar a sorte e levar uma boa grana pra casa é só participar do Show de Prêmios. A sorte será lançada a partir das 16h30 e o prêmio vale R$ 5,8 mil.

Já no começo da noite, às 19h os aplausos vão para os finalistas do Festival de Música e a partir das 22h, as comemorações se encerram com o show da dupla 5.

*Veja o vídeo contando a história do município, produzido em 2023 pla jornalista Mayara Mayer, de Campina do Simão. Hoje ela faz intercâmbio na Alemanha.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo