Ganhar as pessoas pela barriga é um dom que poucos têm. Mas ah, a comida paranaense é uma das que cumpre essa tarefa muito bem!
O que falar da famosa Carne de Onça? O prato é feito com carne moída, temperado com alho, cebola e pimenta. Desse modo, é servido com muita cebolinha e mostarda escura no pão preto. Sendo assim, um ótimo petisco combina com uma cerveja bem gelada. Além disso, reza a lenda que esse prato é chamado de carne de onça por conta do bafo que deixa depois de comer, o famoso ‘bafo de onça’.
E o Pinhão Tropeiro? É conhecido também como Entrevero de Pinhão em algumas Regiões do Paraná. O prato consiste em uma mistura de carnes e legumes, que conferem um colorido apetitoso. Sem esquecer do principal, o pinhão.
Além do mais, é preparado em uma panela grande ou em um disco de arado. Assim, a origem deste prato típico está associada ao tropeirismo, em que se tinha uma necessidade para consumir alimentos calóricos para suportarem longas viagens e o frio dos planaltos do Sul.
OUTROS SABORES
Mais próximo de Guarapuava, temos os tradicionais Pierogis ou Pirogies. A receita baseia-se em uma massinha em formato de pastel recheado, assado, depois frito ou cozido. O prato foi trazido pelos imigrantes e se consolidou na Região de Prudentópolis, devido ao inverno rigoroso. Assim, por ser um prato quente, ajudava as pessoas a se aquecerem. Além de ser uma delícia e ter variados recheios.
Ainda em nossa Região, a Costela ao Fogo de Chão é uma especiaria que resgata a história da colonização e cultura do Sul. Portanto, no modo de preparo, você banha a carne com cachaça, depois a envolve no sal grosso e deixa assar por cerca de sete horas, o que depende da quantidade de fogo e carne.
E aí deu água na boca? Então, experimente essas delícias do nosso Estado.
Leia outras notícias em Portal RSN.