Centro Juvenil de Artes lança 2º Concurso Paranaense de Desenho

Destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, o concurso propõe a temática “Lugares do Paraná”. O objetivo é incentivar os estudantes na reflexão sobre identidade

Destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, o concurso propõe a temática “Lugares do Paraná” (Foto: Reprodução/AEN)

O Centro Juvenil de Artes Plásticas, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, lançou nessa quinta (30) o 2º Concurso Paranaense de Desenho. As inscrições vão até dia 30 de setembro.

Destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, o concurso propõe a temática “Lugares do Paraná”. O objetivo é incentivar os estudantes na reflexão sobre a identidade e a geografia paranaense e expressá-las por meio da arte.

Segundo o diretor Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, idealizador do concurso, no ano passado foram quase 600 desenhos recebidos de várias Regiões do Paraná, o que surpreendeu a comissão organizadora. “O Concurso de Desenho entra definitivamente para a história do nosso Centro Juvenil, que é a escola mais antiga de artes do país para crianças (desde 1956). Neste ano, esperamos que tenha uma participação ainda maior. “.

NORMAS

São duas categorias: crianças de 8 a 12 anos, e adolescentes de 13 a 17 anos. Assim, os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, entre outras.

Além disso, é importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser inédita e original, ou seja, não pode ser copiada ou ter sido editada ou publicada em qualquer meio de comunicação. Os 40 melhores desenhos vão compor uma exposição coletiva entre novembro e dezembro, virtualmente ou em local a ser definido, conforme os desdobramentos da pandemia.

Os três melhores de cada categoria recebem uma premiação especial: um aparelho de videogame para os primeiros colocados de cada categoria; e kits de material artístico para os segundos e terceiros colocados.

As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas de 30 de julho até 30 de setembro por um responsável pelo estudante ou por meio da escola em que está matriculado.

Dessa maneira, a obra deve atender às exigências do regulamento e precisa ser digitalizada e enviada junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

LITERATURA NA PANDEMIA

Unicentro lança desafio sobre poesia e literatura para toda a comunidade

COMEMORANDO

Pais de criação geram filhos do coração e comemoram o Dia dos Pais

COMPRA ON

Como fazer compras e depósitos de forma segura na internet?

Comentários