22/08/2023

Cervejas da Irmandade e da Metzgerbier estão entre as melhores do País

Cervejeiros de Guarapuava são premiados em concurso nacional e o 'Irmandade' é 3º melhor BrewPub do país. Ainda traz o ouro e o Metzgerbier, a prata

copo de beer

Cerveja artesanal com qualidade reconhecida (Foto: Divulgação/Cervejaria Metzgerbier)

Você sabia que Guarapuava produz cervejas artesanais premiadas no maior concurso do País? E que elas são vendidas em dois diferentes pontos da cidade, sendo uma no Bairro Primavera e a outra no interior do Jordão?

Pois neste fim de semana os irmãos cervejeiros Ricardo, Heloise e Leandro de Almeida Lima, e os sócios Ezequiel Metzger e Crhistiam Andrade retornaram de Blumenau (SC) com medalha de ouro e prata, respectivamente.

Isso porque a Vedete Saison, cerveja belga produzida na microcervejaria Irmandade, foi a melhor no 8º Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC) conquistando o ouro. Já, a Cervejaria Metzgerbier com a American Belgo Style Ale mereceu a colocação prata.

De acordo com a Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos,  esta edição foi a maior entre as sete anteriores. Estavam inscritas 634 marcas de cerveja de 22 estados brasileiros. O número de cervejarias foi 25% maior do que em 2019. Foram 3.284 amostras avaliadas.

Um dos jurados do concurso em Blumenau (Foto: Divulgação)

Assim, o concurso que é considerado o maior do Brasil no ramo, e que sediou também um festival cervejeiro, na somatória final avaliou a Irmandade como o 3º melhor BrewPub do país. Ou seja, A Irmandade faz parte de um modelo que vem ganhando força no Brasil. Se trata de um espaço, tipo bar, onde você consome a cerveja que é produzida no mesmo local. A tendência em Guarapuava está nascendo à medida em que a cultura cervejeira coloca seus dois pés no município e se fixa como um estilo de vida.

SABOR PREMIADO

Se a Vedete Saison produzida pela Irmandade traz no sabor uma característica picante, a American Belgo Style Ale é uma cerveja perfumada, com  teor alcoólico acentuado (9,7%) de álcool e coloração vermelho rubi. De acordo com Ezequiel, o Alemão, o sabor lembra muito o gosto de vinho. “É uma cerveja perfumada, com bastante estratificados que lembram o vinho do porto. É uma cerveja com base belga e lúpulos norte-americanos. Por isso, lembra também madeira, castanhas, nozes e tem um leve amargor para contrapor com o álcool que tem”.

HISTÓRIA QUE COMEÇOU NA PANELA

Eduardo Mtezger (Foto: Divulgação)

A premiação conquistada pela Irmandade e pela Metzgerbier é uma demonstração da qualidade cervejeira produzida em Guarapuava.

Cidade sede da maior da maior maltaria da América Latina, a Agromalte, Guarapuava assume a condição de polo estadual e referência nacional na produção de cevada e malte cervejeiro. Assim, por conta disse recebeu o título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte, segundo a lei 134/2017, de autoria da Deputada Estadual Cristina Silvestri.

Eduardo Mtezger (Foto: Divulgação)

Para Ezequiel Metzger, o projeto que nasceu como hobby de ‘paneleiro’, produzindo em casa para ‘beber algo diferente” nos finais de semana, virou negócio. Conforme Ezequiel, da brincadeira iniciada em 2012, passando pela decisão de produzir de forma legalizada até a construção de uma fábrica, lá se foram quase sete anos.

Eduardo e Crhistiam (Foto: Divulgação)

Entretanto, em meio a tudo a ‘fermentação’ inicial ocorreu quando ele conheceu o hoje sócio, Crhistiam Andrade. Assim, vencidas as etapas, a Cervejaria hoje abastece várias casas noturnas da cidade, além de ser a principal bebida em festas e churrascos.

ENTRE TRÊS IRMÃOS

A Irmandade (Foto: Daniel Zimmermann)

A história da Irmandade coincide com a de todos os ‘paneleiros’, que são quem faz a cerveja numa panela. Gostando de tomar cerveja, os irmãos Ricardo, Heloise e Leandro tiveram a ideia. De acordo com Ricardo, uniram-se a ele, a sua esposa Priscila Schran de Lima e o cunhado Mizael Luiz Vitor.

Começamos produzindo na panela para os fins semana, mas depois o projeto evoluiu.

Sede da Irmandade (Foto: Divulgação)

Atendendo o público há quatro meses, a Irmandade oferece 12 opções de cerveja produzidas, com influência das escolas cervejeiras mais importantes do mundo. São belgas, alemãs, americanas e inglesas.

Ricardo  de Almeida Lima (Foto: Divulgação)

Conforme Ricardo, o cardápio compreende desde as opções mais ‘fracas’, com 4,5% de álcool, até 10%. Além de uma variedade entre pouco e muito amargas, escuras e claras, mais complexas muito aroma e sabor, e outras mais simples. Além disso, constam no cardápio as cervejas ácidas à base de frutas, puro malte, base de lúpulo e fermentação com levedura selvagem.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.