Manter uma alimentação saudável é uma tarefa difícil para muitas pessoas. É preciso disciplina e controle para evitar os excessos que prejudicam a nossa saúde.
Ao contrário dos humanos, os animais não possuem a percepção de que alguns alimentos não fazem bem e podem gerar vários problemas de saúde. Portanto, cabe a nós a tarefa de fornecer comidas saudáveis e uma dieta balanceada para os pets.
As rações com qualidade comprovada, do tipo premium e super premium, são as mais indicadas para alimentação animal. Mas, sabemos que é comum fornecer algum petisco ou uma dieta com alimentos naturais. Além disso, algumas frutas selecionadas podem ser dadas como petiscos.
Por isso, confira algumas dicas da médica veterinária Fernanda Ferro para manter a alimentação do pet saudável.
DICAS
- Forneça uma alimentação de acordo com a espécie e fase da vida do pet.
- Filhotes possuem necessidades diferentes de um animal adulto, idoso, gestante, obeso ou atleta.
- Chocolates, café e chás que contenham teobromina e cafeína, podem intoxicar e levar a morte do animal.
- A ingestão de alho, cebolinha, cebola e alho-poró podem causar anemias graves.
- Abacate, macadâmia, doces, uvas, carambolas e alimentos com muito sal também podem causar graves intoxicações.
Antes de adotar qualquer mudança na alimentação dos pets, principalmente na dieta de animais com necessidades especiais, busque atendimento de um médico veterinário ou profissional especializado.
Por fim, ele irá recomendar a dieta ideal para o bichinho, garantindo assim, melhor qualidade de vida para ele e muitos anos de vida ao lado da família.
Leia outras notícias no Portal RSN.