22/08/2023

Cinco filmes sobre fake news para se preparar para as eleições

Com o intuito de manipular uma eleição, em 'Mank' eles produzem vídeos falsos com atores dando depoimentos como se fossem pessoas reais

Cena de ‘A Sombra de Stalin’ (Imagem: Reprodução/+ de 50 anos de Filmes)

Pensando em te preparar para as eleições que estão próximas, separamos uma lista com cinco filmes e documentários sobre fake news, propaganda, desinformação e doutrinação. Dessa maneira, já anote em algum lugar para conhecer as produções.

Assim, entre narrativas baseadas em fatos reais e obras de ficção, todos abordam desinformação e pós-verdade de alguma forma. Desse modo, tornando cada vez mais difícil distinguir o que é real e o que é falso. Confira:

Idiocracia

Quando o filme foi lançado a fake news ainda não era algo em voga, mas o roteiro de Mike Judge e Ethan Cohen é cirúrgico em mostrar o mundo que vivemos hoje, com as nuances que a arte permite.

Idiocracia (Imagem: Reprodução/Tem Alguém Assistindo?)

Na história, um cidadão comum participa de um projeto do governo, mas acaba esquecido e acorda 500 anos depois, onde ele, um cara de inteligência comum, é o homem mais poderoso do planeta. Dessa forma, a alusão a redes sociais, notícias falsas e enaltecimento do absurdo são o foco do filme.

Brexit

Na trama, Benedict Cumberbatch interpreta Dominic Cummings, o excêntrico estrategista político que coordenou parte da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (o chamado Brexit) durante o referendo de 2016.

Cena de ‘Brexit’ (Imagem: Reprodução/Quarta Parede POP)

O filme mostra como ele foi um dos pioneiros no uso de dados pessoais e micro direcionamento para manipular a opinião pública e influenciar uma parte do eleitorado que já não era alcançada pelos métodos convencionais de campanha.

A Sombra de Stalin

Nos anos 1930, o jornalista galês Gareth Jones tem uma longa jornada pela União Soviética, onde ele descobre o lado sombrio do regime de Stalin. Porém, depois que publica as descobertas na imprensa ocidental, ele passa a ser alvo de jornalistas apoiadores do regime.

A Sombra de Stalin (Imagem: Reprodução/Tem Alguém Assistindo?)

Na ânsia de apoiar o “chefe supremo”, esses jornalistas estavam dispostos a justificar as próprias ações e a defender as mentiras do governo.

Mank

Um dos acontecimentos que levam o roteirista Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman) a escrever Cidadão Kane é o uso de mentiras e técnicas de manipulação por parte de executivos de Hollywood. Com o intuito de manipular uma eleição, eles produzem vídeos falsos com atores dando “depoimentos” como se os personagens fossem pessoas reais.

Ilustração da capa de ‘Mank’ (Imagem: Reprodução/Café mais Geek)

Depois da Verdade: Desinformação e o Custo das Fake News

O documentário Depois da Verdade: Desinformação e o Custo das Fake News faz um rápido apanhado de algumas das principais fake news que atingiram os EUA nos últimos anos.

Depois da Verdade: Desinformação e o Custo das Fake News (Imagem: Reprodução/JustWatch)

As entrevistas com jornalistas, especialistas e até propagadores de notícias falsas ajudam a entender melhor os mecanismos envolvidos no uso dessas técnicas de manipulação. Contudo, mesmo com uma abordagem inteiramente técnica, o filme ainda consegue mostrar os impactos das mentiras e teorias da conspiração sobre o mundo real e as vidas das pessoas.

Por fim, já compartilha aí com a família e com os amigos e não deixem de assistir antes das eleições, viu? Pode ajudar a clarear as decisões.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.