22/08/2023

Circos do Paraná podem concorrer a premiação

Cada proponente só pode se inscrever em um projeto. As inscrições estão abertas até o dia 8 de novembro de forma on-line

news_interna_gran_circo_stopim_cridito_Nilton_Russo2_menor

Circos do Paraná (Foto: Reprodução/AEN)

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, publica o Edital Prêmio Selo Circo Amigo, que vai premiar a trajetória de 30 circos que atuam com o fazer artístico do circo de lona tradicional, seja de variedades ou circo-teatro. A premiação é mais uma ação com recursos da Lei Aldir Blanc no Paraná e as inscrições estão abertas até 8 de novembro.

Sendo assim, o edital é voltado para circos constituídos como pessoa jurídica, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, estabelecidos no Paraná há, no mínimo, dois anos a partir da data de inscrição. Além disso, aqueles que estejam estacionados em território paranaense desde março de 2020, com atividades impedidas por conta da pandemia.

IMPORTÂNCIA

Assim, a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, lembra da importância do circo na Cultura brasileira. “Historicamente, a passagem do circo era o grande evento cultural de muitas cidades do Interior. Então, os espetáculos de luzes, cores, ilusões, palhaçadas e proezas físicas, o cheiro de serragem e pipoca, o picadeiro e a plateia na arquibancada, tudo isso faz parte do nosso imaginário. Desse modo, o Selo Circo Amigo do Paraná é uma forma de reconhecer a importante contribuição do artista circense”.

Cada proponente só pode se inscrever em um projeto. As inscrições estão abertas até o dia 8 de novembro de forma on-line, pelo sistema SIC.Cultura. Por fim, para proponentes já cadastrados como agente cultural no sistema, é só entrar com login e senha. Caso contrário, terá de fazer o cadastro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.