22/08/2023

Cobras engolem a comida inteira, elas não podem mastigar

Você sabia que existe rodeio de cobras? Os eventos ocorrem nos Estados Unidos e as principais atrações são cascavéis selvagens capturadas

Píton (Imagem: Reprodução/Segredos do Mundo)

As cobras são animais misteriosos. Assim, uns gostam, outros já não simpatizam muito. De fato, por serem incompreendidas, por vezes são maltratadas. Ouvimos chamarem pessoas traiçoeiras de cobras quando na verdade, os animais são magníficos. Dessa forma, saiba algumas curiosidades sobre elas.

Antes, vale destacar que as cobras são répteis ofídios. Por serem de ‘sangue-frio’ necessitam regular a temperatura pela luz do sol. Também podem ser venenosas ou constritoras. Dessa maneira, as cobras constritoras são aquelas que matam as presas através do estrangulamento.

Vamos a algumas curiosidades sobre elas, confiram:

Cobra ou serpente?

Cobra é o nome comum dado às serpentes. Assim, a serpente é, na classificação taxonômica dos animais, uma subordem da ordem Squamata, da Classe Reptilia.

Portanto, o termo correto é serpente, mas cobra não está errado na língua portuguesa. Por cobra entende-se uma espécie em específico, a Naja naja, ou cobra-de-capelo indiana, considerada em algumas línguas a cobra propriamente dita.

Cobra (Imagem: Reprodução/Notícias ao Minuto)

Famílias muito grandes

No mundo há 3.789 espécies de cobras, tornando-as o segundo maior grupo de répteis depois dos lagartos. Sendo assim, se dividem em 30 famílias diferentes e várias subfamílias. 

Além disso, as cobras podem ser encontradas em todos os continentes, menos na Antártica, e em qualquer tipo de habitat, desde oceanos a montanhas, de florestas e savanas. Já no Brasil, o dado que se tem é: 321 espécies de cobras e apenas 36 peçonhentas.

As cobras não mastigam

As cobras engolem a comida inteira porque não podem mastigar. Assim, porque estes répteis possuem mandíbulas inferiores muito flexíveis, o que lhes permite comer animais que são 75% a 100% maiores que eles.

Elas também não sentem cheiro pelas narinas. Em vez disso, elas são seres que evoluíram para cheirar com a língua e também através do órgão de Jacobson no céu da boca.

Elas têm uma língua bifurcada e múltiplos receptores capazes de captar diferentes quantidades de sinais químicos.

Uma cobra de duas cabeças que tem vida longa

Uma cobra de duas cabeças da espécie Pantherophis obsoletus, que vive desde 2005 no Centro de Conservação da Natureza em Cape Girardeau, no estado americano do Missouri, superou as expectativas e vive há 17 anos.

A espécie tem surpreendido os especialistas ao contrariar as previsões de que teria pouco tempo de vida. Desse modo, o que tornou possível a sobrevivência da serpente por tanto tempo foi o fato de que a criaram em cativeiro.⁠

Segundo o biólogo Steve Allain, a aparição de uma cobra de duas cabeças ocorre uma vez a cada 100 mil indivíduos.

Exploração e Massacre

Você sabia que existe rodeio de cobras? Desse modo, os eventos anuais ocorrem nos Estados Unidos e as principais atrações são cascavéis selvagens capturadas da natureza.

Miss Texas segura cascavel toda sorridente para promover ‘rodeio de cobras’ (Imagem: Reprodução/G1)

Após o evento eles as vendem, exibem e ainda utilizam na culinária ou como produtos de origem animal (por exemplo, a pele de cobra).

Muitas pessoas compram bolsa e sapato com pele de cobra por exemplo e pensam estarem abalando, só que não. Para isso, todos os anos, capturam pelo menos 440 mil pítons nas selvas do sudeste da Ásia, onde as penduram, decapitam e depois as esfolam.

Por fim, que absurdo não é mesmo? Você já conhecia alguma destas curiosidades?

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.