Coco de Zambê traz uma brincadeira dançante a Guarapuava

Convites podem ser retirados gratuitamente no Sesc

Tambores (Foto: Reprodução)

Quem gosta de música negra de raiz tem um encontro marcado no Sesc, na sexta feira (30), às 20h, em Guarapuava, para o show com o grupo Coco de Zambê. Os convites gratuitos já estão sendo entregues ou podem ser reservados pelo telefone (42) 3308-2683. Para estudantes, haverá certificação de horas.

Natural do litoral do Rio Grande do Norte, do município de Tibau do Sul, o grupo conta com dois tambores e, além deles, outros instrumentos de percussão como a lata, são usados pelo grupo.

A música se caracteriza como um canto responsorial, puxado pelo mestre e respondido pelo coro de vozes, e a dança acontece numa roda que mantém ao centro os tocadores. Os brincantes se revezam reverenciando o tambor e realizando passos livres de grande energia que lembram movimentos da capoeira e do frevo.

De acordo com informações do projeto Sonora Brasil, do Sesc, esse tipo de Coco é também conhecido como ‘pau furado’ ou ‘oco de pau’, que é maior e mais grave, e o ‘Chama’, ambos construídos artesanalmente com troncos de árvores.

Relacionadas

DANÇA

Bailarinos de Guarapuava participam de festival on-line

BOA NOTÍCIA

Acompanhe as oficinas artísticas do MON no Youtube

TIN-TIN

London Pub comemora 10 anos e traz o imperdível Supla para a celebração

Comentários