Coco de Zambê traz uma brincadeira dançante a Guarapuava

Convites podem ser retirados gratuitamente no Sesc

Tambores (Foto: Reprodução)

Quem gosta de música negra de raiz tem um encontro marcado no Sesc, na sexta feira (30), às 20h, em Guarapuava, para o show com o grupo Coco de Zambê. Os convites gratuitos já estão sendo entregues ou podem ser reservados pelo telefone (42) 3308-2683. Para estudantes, haverá certificação de horas.

Natural do litoral do Rio Grande do Norte, do município de Tibau do Sul, o grupo conta com dois tambores e, além deles, outros instrumentos de percussão como a lata, são usados pelo grupo.

A música se caracteriza como um canto responsorial, puxado pelo mestre e respondido pelo coro de vozes, e a dança acontece numa roda que mantém ao centro os tocadores. Os brincantes se revezam reverenciando o tambor e realizando passos livres de grande energia que lembram movimentos da capoeira e do frevo.

De acordo com informações do projeto Sonora Brasil, do Sesc, esse tipo de Coco é também conhecido como ‘pau furado’ ou ‘oco de pau’, que é maior e mais grave, e o ‘Chama’, ambos construídos artesanalmente com troncos de árvores.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários