22/08/2023



Coletivo une dança, poesia e reflexões na luta contra a violência de gênero

"Nossa intenção foi criar um movimento pensante dentro da dança. Queremos ser mulheres que levantam outras mulheres", afirma a coordenação do MOVEment

FOTO CAPA

(Foto: Lucas Kulka)

Dança, poesia e luta traduzem a performance do Coletivo MOVEment em Guarapuava. Assim, o novo trabalho foi mostrado nesse domingo (8) no Parque do Lago. De acordo com o coletivo, “Você não está sozinha”, tem como objetivo abordar a temática da luta contra violência de gênero.

Aliás, já está no DNA do Coletivo abordar temas sociais e políticos. De acordo com a coordenação, a inquietação a respeito da violência ainda tão presente no cotidiano das mulheres foi a motivação para a construção coreográfica, que também incluiu debates, diálogos e reflexões.

“Antes de iniciar o processo coreográfico, houve conversas guiadas e debates sobre feminismo e sororidade dentro do Coletivo”.

Conforme o MOVEment, o Paraná registra, em média, um caso de violência contra a mulher a cada 24 minutos. No Brasil, uma mulher é agredida/violentada a cada 1 minuto e meio, em média.

“Esses dados são alarmantes e está no nosso papel como artista falar e conscientizar a respeito. Nossa intenção foi criar um movimento pensante dentro da dança. Queremos ser mulheres que levantam outras mulheres”.

(Foto: Lucas Kulka)

Luana Gasperotto, uma das bailarinas do coletivo, está aprendendo o que é ser mulher. “Nesse processo aprendi que ser mulher é jamais estar sozinha. Me sinto amada e acolhida, despida de julgamentos, me esforçando para abandonar a rivalidade que nos foi ensinada. Enquanto algumas ainda estiverem vendadas, não seremos capazes de crescer coletivamente”.

O COLETIVO

(Foto: Lucas Kulka)

O MOVEment é um coletivo de bailarinos e professores de diversas modalidades de dança de Guarapuava. Assim, eles buscam entender o corpo como instrumento de arte e conexão e que apoiam o crescimento no viés artístico no aprendizado compartilhado.

De acordo com a coordenação, o projeto quer unir pessoas que compartilham do amor pela arte para contribuir com o crescimento técnico, pessoal, profissional e emocional dentro do coletivo.

Dessa forma o coletivo tem em sua essência a intenção de levar a arte a locais de pouco fomento e possibilitar o acesso à dança com qualidade para pessoas que não tiveram essa oportunidade, acreditando na força da arte como instrumento de transformação social.

SERVIÇO

Mais informações, acesse: https://www.instagram.com/coletivomovement/
(42) 9 9954-5783 / (42) 9 9942-1468
Agradecimento especial: Felchak Produções

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo