22/08/2023

Como acalmar um cachorro com medo de fogos de artifício?

Para dar mais conforto e segurança ao cachorro com medo de fogos, separe um local da casa que seja isolado para que o pet possa se esconder lá

Cachorro se escondendo dos fogos (Imagem: Reprodução/Petz)

Chegou aquela época que todo mundo ama: o final de ano! Momento de muita alegria, encontro de familiares, amigos e muitos fogos. Contudo, o barulho do estampido pode causar um tremendo problema para os pets, por isso, nessa hora é preciso estar preparado para acalmar o doguinho com medo de fogos.

Agito, comida e gente circulando pela casa, esse é o cenário que anima as pessoas. Mas essa animação nem sempre é pensada levando em consideração o bem-estar dos pets, que são muito mais sensíveis quando se trata dessas comemorações. Portanto, mudanças significativas na rotina e os sons altos dos fogos de artifício podem desestabilizar o bichinho.

FOGOS E CACHORROS

Pais de pets costumam ficar um tanto quanto apreensivos quando pensam em fogos de artifícios. No fim do ano, essa preocupação cresce ainda mais.  Porém, é preciso tomar cuidado com o cão nessa ocasião, pois fogos e cachorros não são uma mistura nada interessante, o que pode levar os peludos a se machucarem e passarem por situações de estresse.

MOTIVOS

A principal razão do porquê cachorros têm medo de fogos é devido à sensibilidade auditiva. Isso porque, os cães possuem ouvidos bem mais sensíveis do que nós, capazes de ouvir sons que que para humanos são inaudíveis.

Além disso, esses estrondos são entendidos como sinal de perigo, o que faz com que os pets tentem fugir e se esconder para “se salvarem”.

Por esse motivo é que ao escutar sons estrondosos e altos os cães podem se assustar. E ainda, existem outras razões que podem explicar porque os cachorros têm medo de fogos, como:

  • Traumas de infância;
  • Gatilho de estresse;
  • Senso de ameaça;
  • Medo do desconhecido;
  • Medo genético.

Alguns cães têm esse sentimento de medo reforçado durante a infância. Isso pode acontecer quando a mãe do pet é muito medrosa e passa isso para o filhote. Para evitar isso, o ideal é que o cachorro seja bem socializado desde pequeno e dessensibilizado, vivenciando diversas situações com pessoas, sons e ambientes diferentes de forma positiva e natural.

FOGOS SILENCIOSOS 

Uma opção para quem busca comemorar aproveitando o espetáculo de luzes no céu é com os fogos silenciosos, que por não fazerem barulho, não assustam os cães. Esse tipo de comemoração, inclusive, é  utilizada em cidades que proibiram por lei o uso de rojão com estampido.

Cachorro escondido devido aos fogos (Imagem: Reprodução/Procão)

COMO ACALMAR O DOG?

Essa é uma questão bastante levantada no fim do ano, mas que com algumas dicas pode se resolver ou pelo menos amenizar. Confira algumas:

Prepare um espaço especialmente para o pet

É comum que os cães tentem se esconder quando escutam o barulho dos fogos de artifício. Para dar mais conforto e segurança ao cachorro com medo de fogos, separe um local da casa que seja isolado para que o pet possa se esconder lá, tanto dos barulhos quanto das pessoas.

Também prepare a casa: deixe as janelas e portas fechadas para abafar o som e, se for preciso, abafe ainda mais o sons de fora colocando cobertores nas janelas. Aproveite para espalhar brinquedos e petiscos pela casa. Isso tudo ajudará o cão a se sentir mais protegido e acolhido.

Protetor de ouvido para cachorro para fogos

Tapar o ouvido do cachorro também é uma dica que pode ajudar. Use o algodão do tipo hidrófilo e retire assim que a queima de fogos tiver acabado. Outra opção é usar um abafador de ruído específico para cães.

Aja com naturalidade

Os pets conseguem entender nossa linguagem corporal, por isso, irão perceber caso o tutor se mostre aflito ou nervoso com a situação. O aconselhado, na hora da queima de fogos, é mostrar ao pet que essa é só mais uma situação normal e que tudo está bem.

Além de passar tranquilidade ao pet, jamais repreenda os latidos e o medo do cão ou do gato nesse momento. Isso só irá reforçar ao pet que há algo ruim acontecendo, o que não irá ajudar na situação.

Utilize música  

Mais uma dica para preparar o ambiente para o pet é usar a sensibilidade do pet a seu favor, colocando músicas relaxantes em volume alto. Na internet você encontra uma série de vídeos que podem te ajudar nessa missão.

Por fim, uma ótima opção é usar algum som ambiente que o pet esteja familiarizado e que ele não tenha medo. Você pode fazer isso ligando o rádio e a televisão, por exemplo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.