22/08/2023



Como proteger os pets no inverno

Não somos só nós que sentimos frio e somos suscetíveis a doenças no inverno, por isso, é importante redobrar os cuidados com os bichinhos

Ao contrário do que muitos pensam, as estações mais frias do ano também podem afetar a saúde e o bem-estar dos animais. Apesar de muitos pets se sentirem menos incomodados e até mais dispostos com as baixas temperaturas, ainda assim é preciso tomar alguns cuidados com os cães e gatos no inverno.

Os ventos gelados e as baixas temperaturas aumentam os riscos de eles contraírem gripe, traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis), dentre outras enfermidades.

Isso ocorre, provavelmente, devido ao stress, que ocasiona queda de imunidade os deixando doentes. Além disso, animais idosos e filhotes são os mais suscetíveis, porém isso não quer dizer que os demais não devam receber atenção.

CUIDADOS RECOMENDADOS

Gatos e cachorros não têm a mesma sensação térmica que os humanos, mas eles também sentem frio. Para garantir que o pet passe o inverno com conforto e saúde, alguns cuidados são necessários.

Gato com roupinha (Foto: Sabrina Ferrari)

Aqui vão algumas dicas para cuidar dos pets no inverno:

  • Reduzir a frequência de banhos;
  • Cuidar com a tosa, pois os pelos são a proteção natural dos cães;
  • Manter a vacinação em dia;
  • Estimular o pet a fazer exercícios físicos para manter a saúde, e claro, se aquecer;
  • Colocar roupinhas, pois para cães de pelagem curta ou não adaptados ao inverno, elas são uma ótima maneira de mantê-los aquecidos;
  • Dar atenção para a alimentação.

Além desses cuidados, é importante manter os animais hidratados. E para que a hidratação ocorra da melhor maneira, sempre ofereça água fresca para eles. Conforme a médica veterinária Fernanda Tavares as fontes de água corrente também podem ajudar, porque despertam o interesse do animal.

Uma forma simples e efetiva de estimular o consumo de água é fazer a adição do líquido nos sachês. A alimentação úmida ajuda a manter os pets hidratados de maneira indireta. 

Por fim, lembre-se de estar sempre atento ao comportamento dos bichinhos e, qualquer alteração, procure um veterinário de confiança.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo