Nesta semana houve a comemoração do dia internacional dos gatos. Apesar de serem animais independentes, eles exigem cuidados. Desse modo, confira alguns deles para manter a saúde e o bem-estar dos felinos.
Quem está pensando em adotar o pet deve saber que nos primeiros meses de vida os cuidados com eles são um pouco diferentes do que o trato com adultos. Frágeis, eles precisam se alimentar a cada quatro horas para evitar crises hipoglicêmicas.
Os bebês gastam mais energia e, por isso, devem repor as calorias com maior frequência. Desse modo, nunca ofereça leite de vaca, alimentos humanos e nem ração de gatos adultos. Prefira sempre ração para filhotes ou ração para desmame, caso o gatinho tenha menos de dois meses de vida.
HIGIENE
Você não precisa ensinar um gatinho onde fazer cocô nem xixi. Por instinto, ele irá direto para a caixa de areia e, depois, enterrará a sujeira. Nem por isso a casa ficará livre de odores desagradáveis, isto é, se você não mantiver a caixa limpa.
ALIMENTAÇÃO
A ração deve ser específica para gatos e ficar sempre à disposição dele. E saiba: aquele pratinho de leite das histórias infantis pode ser dispensado. Até porque alguns gatos não o digerem e ficam com uma baita diarreia. Já a água, deve ser oferecida em abundância e em recipientes largos. Além disso, gatos odeiam encostar o bigode nas laterais da vasilha.
VACINAS
Como todo animal de estimação, o gato não deve perder as consultas periódicas ao veterinário, muito menos ficar com a vacinação em atraso.
CURIOSIDADES IMPORTANTES
Para quem nunca teve um gato e quer manter o novo companheiro saudável é necessário saber que eles lixam as unhas, especialmente se não estiverem bem aparadas. Por isso é normal arranharem pés de sofá e da mesa. Contudo você evitará estragos na mobília se deixar por perto um pedaço de tronco ou arranhadores especiais, vendidos em pet shops.
Outra característica dos bichanos é que eles se escondem em locais inusitados. Assim, não leve um susto se um dia encontrá-lo em gavetas ou em cima do guarda-roupa, até porque ele gosta de vigiar o dono de locais altos.
Por fim, nunca faça comparações com o cachorro. Cada um com o próprio temperamento.
(*Com informações de Veja Saúde)
Leia outras notícias no Portal RSN.