É possível “afinar o rosto” com maquiagem!

Técnicas básicas de contorno apostam no contraste entre tons para redesenhar os traços faciais

Seja para esconder uma marca ou conferir mais harmonia aos contornos faciais, a maquiagem é uma aliada no cuidado da autoestima. Com as técnicas corretas, é possível brincar com a luz e a percepção visual, destacando ou disfarçando pontos específicos. Como resultado, você consegue efeitos semelhantes a tratamentos estéticos, utilizando apenas pinceis, base, pó e corretivos.

Contraste entre claro e escuro é capaz de provocar uma ilusão de ótica, redesenhando os traços do rosto. (Foto: The Beauty Box)

NARIZ

A cirurgia no nariz é desejada por muitas pessoas que tentam amenizar ou torna-lo mais discreto. Para quem não pode investir, ou precisa de uma solução para o próximo evento, a maquiagem pode ser usada para reduzir a ponta, deixando com aquele aspecto mais arrebitado, ou mesmo disfarçando o tamanho. 

Para isso, utilize uma base ou pó mais escuro que seu tom de pele para traçar uma linha abaixo da ponta do nariz e nas laterais. Depois, utilize um pincel para ir esfumando o pó ou base utilizado, deixando o contorno mais leve e natural. 

QUEIXO OU “PAPADA”

Você também pode investir em técnicas de maquiagem para afinar e dar a sensação de que o seu queixo é mais harmônico, desviando a atenção da “papada”. 

É necessário utilizar um pincel para fazer o contorno com pó ou base em um tom amarronzado na ponta ou área do queixo ou papada que deseja disfarçar. Utilizando o pincel de forma suave, você consegue amenizar e deixar essas áreas mais discretas, fazendo com que a atenção de quem olha esteja no restante do seu rosto. Além do mais, as pinceladas nessas regiões são ideais para fotos ou eventos, fazendo com que essas áreas fiquem menores e mais discretas visualmente. 

BOCHECHAS

É possível conseguir um efeito semelhante ao da bichectomia com a maquiagem. É uma maneira rápida de reduzir visualmente as bochechas. Isso é possível através de um esquema de luz e sombra. 

Separe um pó iluminador e blush, ou mesmo um corretivo e base que sejam de cores diferentes. Um deve ser mais claro e outro mais escuro que seu tom de pele original. Em seguida, passe o blush ou corretivo mais escuros em um movimento leve, que começa perto da orelha e segue até um pouco antes da metade da bochecha, abaixo do osso da maçã do rosto. Na parte superior, acima das maçãs, passe o iluminador ou a base mais clara ou da tonalidade do seu rosto. Depois, você deve esfumaçar o tom mais escuro, deixando-o mais leve e natural, até que não haja nenhuma marca de divisão. 

No dia a dia, prefira essa bichectomia natural com tons mais leves e deixe as versões mais fortes para eventos noturnos. Vale ressaltar que a bichectomia é um procedimento que envolve a retirada de uma parte da bochecha, não sendo indicada para todos. Por isso, antes de investir nessa prática, busque por um profissional qualificado para avaliar o seu caso. 

TESTA

Para afinar a testa com maquiagem, ou dar a sensação de que ela é menor, basta pegar o mesmo tom de base, corretivo ou pó mais escuro utilizado nas outras áreas de correção. Nesse caso, você deve passar o produto sempre próximo ao couro cabeludo, fazendo movimentos circulares para espalhar e esfumar bem. Caso a sua testa seja pequena, mas você quer estreitar, evite passar o pó ou base na região central: passe nas laterais. Faça duas faixas laterais mais grossas e vá esfumando levemente com um pincel. 

Relacionadas

FIQUE LINDA!

Referência nacional em salões de beleza: Lady&Lord se destaca também em Guarapuava

NOVIDADE

Mahogany chega a Guarapuava e é a opção perfeita para presentear neste Natal

BELEZA

Miss Brasil Globo é de Foz do Iguaçu

Comentários