22/08/2023

Confira cinco novelas brasileiras que foram sucesso em outros países

Desde os anos 1970, o Brasil se tornou um dos mais importantes exportadores de telenovelas do mundo. Portanto, veja a lista

Carminha e Nina (Imagem: Reprodução/Na Telinha)

Desde os anos 1970, o Brasil se tornou um dos mais importantes exportadores de telenovelas do mundo. Assim, começou com Gabriela, que fez um enorme sucesso quando exibida pela televisão portuguesa. Já o Uruguai comprou, nos anos 80, a versão dublada de O Bem Amado, um sucesso na Globo, que abriu o caminho para o mercado latino-americano.

Porém, os tempos são outros. Desse modo, cada vez mais se produz localmente em todo o mundo. E a concorrência, que antes era com as mexicanas, passou a ser com as colombianas e, mais recentemente, com as turcas, que abocanharam mercados importantes na América Latina e na Europa. Além disso, mesmo em Portugal, principal mercado para as brasileiras, as novelas nacionais acabaram por minar o terreno.

Pensando nisso, a nossa equipe selecionou as últimas tramas brasileiras que conseguiram um considerável sucesso no exterior, sendo vendidas para dezenas e centenas de países. Outras apresentaram uma história que cativou executivos de televisão que as programaram para o disputado horário nobre. Confira:

SALVE JORGE (2012)

Considerada um fracasso de audiência e crítica no país, essa novela, escrita por Gloria Perez, conseguiu ser um dos destaques do catálogo internacional da Globo. Chamou a atenção de diversos países, já que a emissora carioca lhes apresentou uma versão mais condensada e ágil.

Theo e Morena (Imagem: Reprodução/UOL)

Os erros de continuidade da trama central não foram tão perceptíveis, o que fez a produção ser comprada por países importantes no cenário das telenovelas, como o México. Dessa forma, a trama de temática universal e a embalagem de superprodução também ajudaram.

AMOR À VIDA (2013)

Primeira novela de Walcyr Carrasco para o horário nobre da Globo, essa produção não impactou como Avenida Brasil. Desse modo, apesar de alguns problemas, como o alto número de capítulos, o autor conseguiu agradar, o que serviu de impulso para a caminhada internacional.

Félix e Paloma (Imagem: Reprodução/TV História)

A trama foi comprada por Argentina, México, Colômbia, Peru, Portugal e conseguiu bons resultados. Bem como, o personagem Félix foi o grande destaque e chamariz de audiência também no exterior.

A VIDA DA GENTE (2011)

Surpresa no horário da tarde, a obra de Lícia Manzo conquistou o país e, também, o exterior. Sendo assim, a produção foi vendida para quase 100 países em todo o mundo, uma raridade quando se trata de novelas brasileiras.

Ana, Rodrigo e Manuela (Imagem: Reprodução/Correio Braziliense)

Fez um sucesso estrondoso no Equador e nas Filipinas, onde os telespectadores se dividiram entre apoiar Ana ou Manuela. Além disso, a produção também fez sucesso no México e na Colômbia, dois pólos importantes de produção na América Latina.

VERDADES SECRETAS (2015)

Segunda novela de Walcyr Carrasco no horário das 23h, essa foi um sucesso absoluto. Além de ter paralisado o Brasil, chamou a atenção no México e Chile.

Verdades Secretas (Imagem: Reprodução/Memória Globo)

No país asteca, aliás, a produção conquistou boa repercussão para a Azteca, rival da Televisa. A trama, apesar de ousada para o público conservador da América Latina, foi exibida de maneira mais compactada e centrada na história central.

AVENIDA BRASIL (2012)

De acordo com a Globo, Avenida Brasil, o maior sucesso da década, uma trama de João Emanuel Carneiro, fez sucesso em mais de 130 países.

Carminha e Nina (Imagem: Reprodução/Tv Pop)

A produção foi responsável por colocar a Globo no horário nobre de países que costumavam rejeitar as novelas brasileiras, como México, Colômbia, Estados Unidos e Argentina. Por fim, até mesmo Portugal, que já tinha varrido as brasileiras do horário central, com exceção de Gabriela (2012), apostou forte na trama.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.