22/08/2023



Conheça os sintomas e o tratamento do olho de cereja

A doença se manifesta em cães de raças braquicefálicas. A médica veterinária Fernanda Ferro falou sobre o assunto

Buldog Francês com Olho de cereja (Imagem: Reprodução/ Sos Companheiros)

Quando aparece alguma alteração nos olhos dos pets, a primeira coisa que os tutores costumam relacionar é com a conhecida conjuntivite.

No entanto, existem outros tipos de problemas que podem surgir. Desse modo, o chamado “olho de cereja” é um exemplo bem comum entre os cães.

OLHO DE CEREJA

A doença se manifesta quando ocorre a protrusão da glândula da terceira pálpebra. Essa glândula é responsável pela produção das lágrimas, essenciais para a lubrificação dos olhos. Sobre o olho de cereja, a médica veterinária Fernanda Ferro afirma:

Não existe uma causa específica porém algumas raças possuem uma predisposição a essa patologia.

É o caso de raças braquicefálicas, aquelas de focinho achatado, entre elas estão: Bulldog, Shih tzu, Lhasa Apso, Boxer, Pug, Shar Pei, Cocker.

SINTOMAS

É possível observar uma massa vermelha no canto inferior do olho do cão. Assim, ela pode variar de tamanho e não costuma doer, mas pode causar desconforto.

Além disso, olhos lacrimejantes ou muito ressecados também podem ser percebidos. O “olho de cereja” é uma inflamação externa, apresentando inchaço da glândula para fora dos olhos.

TRATAMENTO

Segundo Fernanda um médico veterinário deve avaliar o paciente para definir o melhor tratamento para o pet. “Porém é muito comum a realização de procedimentos cirúrgicos para reposicionar a glândula, mas antes disso, podemos tentar reposicionar”.

O uso de antibióticos e anti-inflamatórios também pode ser indicado, aliado à cirurgia. Além disso, na maioria das vezes, os cães precisam usar o colar elizabetano, para evitar que cocem o local que está sendo tratado.

Em casos extremos, há a necessidade de fazer a retirada completa da glândula. Quando isso ocorre, o tratamento pode ser mais cauteloso, já que tem a necessidade de reconstrução do canal lacrimal, que é outro procedimento cirúrgico.

Sendo assim, busque a orientação de um profissional, pois pode prejudicar a visão do pet. Por fim, esse tipo de cuidado só reforça o amor e o carinho que você oferece ao companheiro todos os dias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo