Dezembro marca fenômeno astronômico: alinhamento de Júpiter e Saturno

De acordo com o astrônomo da Rice University, a proximidade entre esses planetas está ocorrendo entre 16 e 25 de dezembro

Dezembro marca fenômeno astronômico: alinhamento de Júpiter e Saturno (Foto: Reprodução/Pixabay)

O dia 21 de dezembro vai ser marcado por um fenômeno astronômico que não ocorre desde a idade média. Logo após o pôr do sol, Júpiter e Saturno vão se aproximar e isso fará com que os dois planetas apareçam como apenas um corpo celeste, brincando com os olhos humanos e fazendo uma bela ilusão de ótica.

A proximidade entre esses planetas está ocorrendo entre 16 e 25 de dezembro. Conforme o Portal Clique, a percepção será de que eles estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia. De acordo com o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”.

Embora as melhores condições de visualização sejam próximas ao Equador, o fenômeno poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir. Assim, a dupla planetária aparecerá baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites. Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de naquela noite.

O astrônomo também comenta que os alinhamentos entre os planetas são raros. “No entanto, esta conjunção é excepcionalmente rara por causa da maior proximidade entre eles. Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”.

Por fim, o fenômeno só voltará a ocorrer em 15 de março de 2080.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UMA BOA AÇÃO

Ciclista pedala mais de 300 km para incentivar doação de órgãos

MAIS CULTURA DURANTE A PANDEMIA

Orquestra Sinfônica do Paraná faz concertos virtuais de gratuitos

FAZER O BEM

Campanha em prol do menino Nathan busca doações

Comentários