As festividades e as celebrações do Dia de São Pedro e São Paulo são conhecidas e típicas da Igreja Católica. Elas ocorrem em honra ao martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, principais líderes no surgimento da Igreja Cristã.
A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas ‘festas juninas’. Assim, é uma celebração com quermesses e ‘arraiás’, e pode contar com fogueiras como ocorre no Dia de São João.
A ORIGEM
Com uma origem antiga, a celebração ocorre em 29 de junho, pois essa teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos. A Igreja Católica acredita que as festas juninas foram inspiradas nos rituais de comemoração da fertilidade da terra, no período pré-gregoriano durante o solstício de verão na Europa.
Conforme a Igreja Católica, o rito homenageia os santos do mês. No Brasil, os registros históricos apontam que as festas juninas ocorrem desde o século XVII. Portando, o Dia de São Pedro e São Paulo tem o intuito de manter viva na memória dos cristãos as origens da Igreja.
E, por isso, a data a celebração ocorre no mesmo dia, já que ambos eram unidos no mesmo propósito. Além disso, hoje (29) é considerado o Dia do Papa, já que São Pedro é o primeiro papa da igreja. Também acredita-se que ele morreu em 29 de junho de 64 d.C.
FESTEJO SÃO JOÃO
O prudentopolitano, devoto de São João Batista, festejou o padroeiro do município. No entanto, como já ocorreu no ano passado, a festasofreu adaptação por causa da pandemia. Devido aos protocolos exigidos, a festa que tradicionalmente levava dias, agora ficou restrita.
Dessa forma, segundo a paróquia, as novenas ganharam as redes sociais. Já as animadas quermesses, se adaptarem com o sistema drive-thru. Por fim, nesse esquema no último fim de semana, bolos, tortas, salgados e outras guloseimas foram entregues das 16h às 20h30, segundo o Padre Martinho.
Leia outras notícias no Portal RSN.