Dia do Hambúrguer: conheça a história dessa iguaria

Combinação de carne moída entre duas fatias de pão é antiga, mas segue ganhando novas versões e sabores

Nesta terça (28) comemora-se o Dia Mundial do Hambúrguer. Não se sabe ao certo quem decidiu colocar um naco de carne moída entre duas fatias de pão pela primeira vez, mas cá entre nós: que ideia brilhante! Seja na versão tradicional ou nas mais variadas releituras, o hambúrguer conquista os mais variados paladares pela simples, mas extremamente interessante combinação de sabores.

Estima-se que o hábito de triturar carne surgiu há cerca de dois milhões de anos, como uma solução encontrada por nossos antepassados para consumir carnes mais duras de roer. A invenção do pão data de aproximadamente 13 mil anos atrás e a partir disso, inventado estava o hambúrguer. Ao menos, em questão de definição (carne + pão).

A versão atual -essa que conhecemos hoje e inunda o imaginário popular ao soar de tais fonemas- surgiu no século XII. Os europeus do Império Mongol tinham a tradição de moer carnes e adicionar leite ou ovo para dar liga. Dedicaram-se tanto na produção desse tipo de carne que ela acabou se espalhando pela Europa com o nome de “bife tártaro” (por conta do nome  “Tartária” que a atual Mongólia tinha na época). Essa denominação segue viva em um prato famoso nos restaurantes franceses e alemães, chamado de “Steak Tar-Tar”.

Em Hamburgo, cidade portuária da Alemanha, a carne passou a ser cozida, temperada, e moldada em círculos. No século XIX, essa versão foi trazida por imigrantes alemães aos EUA. Os norte-americanos passaram a colocar o bife no meio do pão e então passaram a chamar de hambúrger.

Em 1836 o restaurante Del Monico’s, de Nova York, incluiu pela primeira vez o “Hamburger Sandwich (Sanduíche de Hambúrguer)” em seu cardápio. Em 1921, a White Castle passou a ser a primeira rede de lanchonetes a vender hambúrguer: comercializava uma receita de carne cozida no vapor e cheio de cebola, que custava 5 centavos de dólar (cotação da época).

Em 1952 o hambúrguer foi introduzido no Brasil pelo tenista americano Robert Falkenburg, que inaugurou a lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro.

Rede de fast-food Bobs foi a primeira hamburgueria a inaugurar no Brasil. (Foto: Hambúrguer & Afins)

Referências: Revista Super Interessante

Relacionadas

DELÍCIA

No Dia da Pizza escolha o sabor favorito e saboreie essa delícia

EXPLOSÃO DE SABORES

Neste Dia dos Namorados escolha Fuego e surpreenda a pessoa amada

MAIS SABOR

Madame Tempero, chega para que as refeições fiquem mais saborosas

Comentários