O Dia do Saci é comemorado no Brasil no dia 31 de outubro, a mesma data em que se comemora o Halloween, e isso está longe de ser uma coincidência. Isso porque, a celebração do ícone do folclore brasileiro foi colocada propositalmente no último dia de outubro.
O objetivo é resgatar e valorizar o folclore e a cultura nacional, junto aos mitos, tradições e histórias. Assim, a ideia é que a data sirva como oposição à supervalorização de elementos culturais de outros países em detrimento dos nossos.
LENDA DO SACI-PERERÊ
De acordo com a lenda, o saci habita as florestas e é representado como um menino negro que possui apenas uma perna, com a qual se locomove rapidamente. Uma importante característica é o fato de que ele é um ser travesso e que gosta de pregar peças nas pessoas.
Conhecido por usar um gorro vermelho e por ter o hábito de fumar cachimbo, ele gosta de se locomover em redemoinhos. Algumas versões da lenda apresentam-no com olhos vermelhos, enquanto outras não trazem essa característica do ser mítico.
CURIOSIDADES
Monteiro Lobato, um dos maiores escritores infanto-juvenis do Brasil, foi um dos responsáveis por divulgar a lenda do Saci, com a coleção de livros “Sítio do Pica-pau Amarelo”.
O personagem do Saci ganhou espaço nas telinhas com um programa de mesmo nome da coleção de livros de Monteiro Lobato e com desenhos inspirados no folclore.
Botucatu no interior de São Paulo, considerada a capital nacional do Saci, possui a Associação Nacional de Criadores de Saci (ANCS), que tem como intuito principal divulgar a figura folclórica.
Em São Luiz do Paraitinga, São Paulo, existe a Sociedade dos Observadores de Saci (SOSACI). Desse modo, a organização tem como objetivo valorizar a cultura popular brasileira incentivando o desenvolvimento de projetos que promovam a difusão.
Além disso, com o avanço da globalização e influência de países como os Estados Unidos no Brasil, é comum que os elementos culturais dessas nações comecem a se popularizar.
Por fim, causando um distanciamento dos brasileiros em relação à própria cultura. Vamos valorizar a cultura e os elementos folclóricos do Brasil?
Leia outras notícias no Portal RSN.