Do calor de Ilhéus ao frio guarapuavano

Por meio de sorrisos, a baiana conta como superou todas dificuldades e deu vida a um empreendimento de sucesso

Quando você chega na Feira do produtor na igreja Dom Bosco, nota que por meio de tantas variedades de coisas como leguminosas, frutas e até mesmo doces, uma pessoa chama atenção de muitos com duas características: um sorriso sincero e uma conversa cativante. Jaciara Rodrigues Santos, mais conhecida como Jacy, vende adesivos de unhas há oito anos aqui na cidade, o que resultou num empreendimento de sucesso, o tão famoso Jacy Adesivos.

Jacy já foi personagem de uma reportagem sobre a sua própria vida aqui na RSN, e mesmo passando um ano da última matéria que fizemos com a empreendedora, o seu objetivo continua muito claro: ela crava que o seu maior sonho é ir no programa “Mais Você” ou no “Caldeirão do Huck”, ambos da Rede Globo.

“Meu maior sonho é ir no Luciano Huck ou na Ana Maria Braga para mostrar os meus produtos e minha história de vida, isso é tudo que eu tenho para contar. Se isso acontecer, muita coisa na minha vida vai mudar. Quero ajudar outras pessoas que passaram por situações difíceis’’

A realização desse sonho para Jaciara culmina positivamente não só em sua vida, mas também nas de muitas mulheres que precisam de uma renda para sobreviver. A vendedora quer retribuir todo carinho que foi dado quando chegou na cidade. Tudo isso fazendo o seu trabalho de manicure, uma das atividades que mais ama em sua vida.

Jaciara e o seu empreendimento de sucesso (Foto: Matheus Buongermino)

‘’Pretendo ministrar um curso de manicure para quem não tem condições, essa é a minha ajuda para as mulheres de Guarapuava. Quero montar uma infraestrutura aqui na minha casa, isso ajudaria na renda de muitas mulheres de periferia, pois uma especialização é muito cara, sairia em torno de R$ 1500. Muitas têm os seus afazeres, por isso um trabalho que elas pudessem atender dentro da própria casa seria algo que ajudaria muito”.

Apesar de toda sua leveza, nem tudo foram flores para a vendedora de 39 anos e mãe de dois filhos. Natural de Ilhéus (BA), ela teve uma infância difícil. Seu pai era alcóolatra, por isso, buscou de refúgio a casa do seu irmão mais velho. Tudo isso foi uma grande escola para Jaciara, que segundo ela, não tem nenhuma mágoa do passado e de todos esses acontecimentos. Todos esses obstáculos fizeram com que moldasse o seu caráter, como um diamante sendo formado numa temperatura muito quente.

“Tento ser agradável com todo mundo, com um sorriso no rosto sempre! Não posso deixar os meus problemas afetarem as pessoas que estão em volta. Tem alguns que não gostam de mim, mas são tão poucos né (risos). Tento agradar a todos com o meu trabalho, com a minha educação, tenho minha honra e minha honestidade”.

Jacy mostrando toda sua simpatia para os seus clientes (Foto: Matheus Buongermino)

Depois disso, até brinca que conheceu o seu príncipe encantado em uma casa noturna aqui de Guarapuava.

“Ele é o anjo da minha vida! O nome dele é Altair. Achei que nunca iria encontrar um amor de verdade, para amar e ser amada. Com isso, hoje eu posso dizer que a felicidade existe e eu finalmente conquistei ela”.

Por enquanto, só podemos imaginar Jacy ao lado do Louro José. Pensa só quanto pano para a manga não daria essa conversa!

Relacionadas

LITERATURA

Isaías Roberto lança autobiografia nesta quinta (12) em Guarapuava

EMPREENDEDORISMO

De fisioterapeuta a empresária: um pouco sobre Estella Antonelli Vitorassi

'CAÇADOR DE RAIOS'

Klaus Pettinger: jornalista, fotógrafo, escritor e caçador de raios

Comentários