Do erudito ao popular: Camerata de Ivoti é atração em Entre Rios

Apresentação será neste sábado (16), no Centro Cultural Mathias Leh

Camerata de Ivoti (Foto: Divulgação)

O público do distrito de Entre Rios, em Guarapuava, terá um encontro musical com um repertório que vai do erudito ao popular, durante a apresentação da Camerata de Ivoti. O evento está agendado para o sábado (16) no Centro Cultural Mathias Leh, às 19h. Os ingressos são limitados e já estão à venda.

Uma das três orquestras do programa de educação musical desenvolvido pela Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte), a Camerata traz o nome do município de Ivoti, uma cidade de 20 mil habitantes, segundo o site da Prefeitura do município, no Rio Grande do Sul. Foi lá que, em 1826, diversas famílias de origem germânica, vindas em maioria da região do Hunsrück, instalaram-se nos 48 lotes de terra distribuídos ao longo do Arroio Feitoria e nas Colônias de Bom Jardim. Ergueram inicialmente suas choupanas de palha, para mais tarde construírem casas que destoavam totalmente de toda a arquitetura gaúcha.

Eram as medievais casas enxaimel, montadas através de encaixes de madeira e preenchidas com pedras e barro, revestidas de uma camada de cal, possuíam geralmente um prédio menor em anexo que abrigava a cozinha com a chapa de fogão, o tradicional, “kochplatt” (chapa para cozinhar). Foi nesse berço coberto pela história que a Camerata de Ivoti nasceu. Composta por músicos que atingiram seu ápice no programa de orquestras desenvolvido pela Ascarte.

Além de já ter passado por palcos de diversos estados brasileiros, a orquestra se apresentou na Argentina e realizou seis turnês, passando por países como Portugal, Holanda, França, Noruega, Suíça, Alemanha e Turquia. As viagens são tidas como forma de incentivo e recompensa pelo empenho dos alunos, que semanalmente se reúnem para ensaios de três horas de duração.

Sob a coordenação da professora Isabel Wiebke e constituída por instrumentos de cordas, a Camerata traz a Guarapuava, por meio da música, cultura, alegria e entretenimento.

Comentários