22/08/2023

Documentário traz memórias de patronos e patronesses da Alac

Na 'Lente da Cultura' traça um panorama sensível da identidade guarapuavana, com apoio da Lei Paulo Gustavo

Professora Doutora Maria Magdalena Nerone, presidente da Alac (Foto: reprodução /Youtube)

A Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava acaba de presentear a cidade com uma obra audiovisual. O trabalho é um verdadeiro espelho da identidade local. Trata-se do documentário ‘Na Lente da Cultura: A visão de mundo que construiu Guarapuava’.

Sob a direção de Viviane Princival, a produção não se limita a um mero registro. Mas sim , trata-se de um mergulho profundo nas raízes culturais, artísticas e históricas que teceram a alma de Guarapuava. O filme desenha um panorama que revela como a criatividade, as expressões artísticas e o pensamento intelectual foram os grandes arquitetos da identidade plural e dinâmica do município ao longo do tempo. São ‘imortais’ da ALAC que trazem à tona um pouco da trajetória das personalidades que são patronos e patronesses da Academia.

Nomes como do ex-escravo Belmiro de Miranda, do primeiro arquiteto de Guarapuava, Paulo Ernesto Siqueira Martins, se unem ao pintor e religioso Nelson Guiné. Duas mulheres, Ana Joaquina da Purificação Lacerda, a primeira professora nomeada em 1984 e também artista Cibele Saldanha, se destacam no documentário. São figuras ilustres com o escritor Eurico Branco Ribeiro, entre outros e outras, que ganham espaço no trabalho de resgate e de preservação da história. Os relatos envolvem historiadores/historiadoras, professores/professoras, familiares.

UMA REFLEXÃO

Portanto, por meio de uma narrativa cuidadosamente costurada com depoimentos, imagens raras e memórias afetivas, a ALAC convida o público a uma reflexão sobre o poder da cultura como a força motriz que inspira, conecta e transforma a sociedade guarapuavana.

O projeto é uma realização da ALAC, presidida pela professora/doutora Maria Magdalena Nerone. Com com apoio da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal e pela Prefeitura de Guarapuava, o documentário se estabelece como um tributo à memória e um farol para a cena cultural da cidade.

Para assistir o documentário acesse aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.