Dody Sanman e a cura por meio da arte de mandalas

A arte é utilizada como apoio a concentração durante a meditação. A palavra é derivada do sânscrito, com tradução para círculo

Dody Sanman e a cura por meio da arte de mandalas (Foto: Divulgação)

As mandalas são desenhos diferentes e que fascinam as pessoas. Elas trazem inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Criar esse tipo de desenho é algo antigo, os primeiros registro são datados no século VIII, no Tibete. Entretanto, as mandalas tomaram contam dos amantes de desenho e se espalharam pelo oriente. A palavra é derivada do sânscrito, com tradução para círculo. A arte é utilizada como apoio a concentração durante a meditação.

As mandalas são desenhos em formas geométricas que se desenvolvem a partir de um centro. Assim, a arte é considerada um meio para se chegar ao objetivo e não o objetivo em si. As formas podem ser criadas com diferentes materiais, mas sempre com muitas cores.

(Foto: Divulgação)

Em Guarapuava, Dody Sanman, começou fazendo meditação, em um centro de Guarapuava. “Eu estava apaixonada por meditação. Após quatro anos praticando, fui com quatro amigas para a Índia”. No país, ela se tornou sannyasin. “Nesse espaço maravilhoso, se reuniam mais de duas mil pessoas de todo o mundo. Lá, ocorriam cursos de muitas coisas. Foi lá que eu tive meu primeiro contato com mandalas”.

Foi um presente divino. Criar mandalas foi maravilhoso. Quando voltei ao Brasil eu continuei minhas pesquisas. Assim, comecei a pintar mandalas em calotas de carros. Eu descobri que esse tipo de plástico não é reciclável. Mas, o formato era perfeito para a arte.

Eu faço mandalas como cura. Me ajuda a aliviar a ansiedade, também ajuda quem tem depressão. Além disso, inspira o lado artístico das pessoas.

Para Dody, esse trabalho é uma conexão com o Divino, com Deus, com a natureza, o universo e os animais. “Sou grata pela vida e coloco isso nos meus desenhos. Criei um grupo onde envio mandalas para meus amigos. Assim, eles podem usar a criatividade e pintar”.
Entre em contato pelo Facebook: Dody Sanman

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MAQUIAGENS ARTÍSTICAS

Arte em make: Maria Crisstina ganha as redes com grandes produções

ARTE POR TODA PARTE

Olhar sobre o mundo: as obras de arte em colagens de Cristhian Lucas

INFLUENCIANDO BONS HÁBITOS

Ana Lopes ganha destaque no Instagram com dicas para leitura e plantas

Comentários