22/08/2023

É hora de aprender: jovens oferecem aulas gratuitas durante a quarentena

Aulas de italiano e desenho são opções de atividades divertidas e práticas para quem quer aproveitar o tempo no período de isolamento social

Estudando

Com a chegada da Covid-19 ao Brasil, o Ministério da Saúde orientou que as pessoas passem o maior tempo possível dentro de suas casas. Assim, saindo apenas em casos mais urgentes ou para trabalhar, quando não há possibilidade de home office. Desse modo, evitando o contágio e a propagação do vírus.

Porém, permanecer dentro do lar não é uma tarefa fácil. A substituição da rotina diária pelo isolamento está fazendo com que muitas pessoas se sintam deprimidas e ansiosas. Por isso, é importante ocupar as horas livres com exercícios e atividades que estimulem a mente e o corpo.

É extremamente importante ocupar as horas livres com atividades (Foto: Reprodução/Veja)

Sendo assim, algumas empresas decidiram oferecer diversos serviços gratuitos durante a quarentena para que as pessoas possam ocupar o tempo ocioso. Entre elas Globo Play, Amazon, Kinedu e The Enemy.

Mas, se você acha que só grandes marcas estão pensando em entreter está enganada (0). Reunimos aqui, mulheres que resolveram disponibilizar conteúdo gratuito para que você aprenda coisas diferentes durante o isolamento.

É HORA DE APRENDER ITALIANO

Se tem uma coisa divertida e útil para se fazer durante esse período é aprender uma nova língua. O italiano é um idioma romântico e divertido. O segundo mais próximo do latim quando o assunto é vocabulário.

Christiny Zago, de 22 anos, está em contato com o italiano desde seus cinco anos, quando sua família decidiu mudar para Verona, no norte da Itália. De acordo com a jovem, seu contato com o idioma foi tranquilo, já que toda sua alfabetização ocorreu no período em que morou fora do Brasil. “Pelo que me lembro, não foi tão difícil aprender mesmo sendo muito nova. Na verdade, foi o que auxiliou e muito na minha preparação como professora de italiano hoje”.

O contato com o italiano desde a infância ajudou no preparo para as aulas que ministra hoje (Foto: Christiny Zago)

Christiny está ofertando material com conteúdo iniciante para aqueles que têm interesse em aprender italiano. Desse modo, temas como alfabeto, pronúncia, pronomes e alguns exercícios para fixação do conteúdo estão disponíveis para quem quer se aventurar em um idioma diferente.

Você pode encontrar aulas em slides e seis vídeos explicativos, neles é possível aprender a entonação das palavras e suas pronúncias. Além disso, duas apostilas com assuntos mais aprofundados também podem ser encontradas. Essas, pensando naqueles que desejam ir mais a fundo e não parar nas aulas introdutórias. O material é destinado para todas as faixas etárias e podem ser encontrados no link.

Como estamos passando por um momento delicado, decidi disponibilizar essas aulas com o intuito de auxiliar as pessoas com atividades diversas. Quero agregar conhecimento e cultura.

QUE TAL MOSTRAR UM DOS SEUS DOTES ARTÍSTICOS?

Outra opção para aqueles que desejam aprender algo novo é a ilustração. A publicitária e ilustradora Mariana de Almeida, de 24 anos, desenha profissionalmente há mais de quatro anos. Atualmente, também ensina aqueles que desejam aprender técnicas dessa forma de arte.

Segundo ela, a paixão pelo desenho é antiga e está crescendo desde a infância. “Desde criança sempre gostei de desenhar e é algo muito natural para mim. Por isso, comecei a investir nisso. Eu também sempre gostei muito de passar para frente coisas que aprendo. Então, comecei a fazer tutoriais no Instagram”.

Mariana de Almeida, a Mari ilustra, ensina a desenhar na sua conta do Instagram (Foto: Mariana de Almeida)

Com isso, Mariana teve um retorno grande de pessoas que reproduzem seus tutoriais e enviam os resultados. Isso foi como um embalo que a motivou a continuar, principalmente nesse momento delicado em que todo mundo precisa de distração.

A Mari ensina técnicas simples para que todas as pessoas consigam reproduzir. Essa é uma atividade divertida e criativa (Foto: Mariana de Almeida)

Com os tutoriais crianças, jovens e adultos podem se divertir com desenhos simples, baseados em formas geométricas. Com as dicas da Mari, todo mundo consegue reproduzir os traços. Depois é só soltar a imaginação e colorir da forma que preferir.

Para participar basta ter em mãos um lápis, borracha e um papel para rascunho. E, se você perder um tutorial não precisa se preocupar, ela deixa tudo salvo nos destaques do Instagram. Que tal soltar o artista que existe em você?

 

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.