Empresas e trabalho remoto: a gestão perante o Coronavírus

Formato de trabalho remoto está se tornando necessidade de um número cada vez maior de pessoas. E é também a solução de empresas nacionais e internacionais

O trabalho remoto é uma das opções em que, cada vez mais pessoas embarcam por necessidade. Muitas vezes para escapar de problemas como a precariedade laboral ou o desemprego. Agora, essa é também a solução de empresas nacionais e internacionais para prevenir o contágio com coronavírus. Que tal saber mais sobre essa temática?

O trabalho remoto se tornou a opção mais viável durante a quarentena (Foto: Reprodução/Pixabay)

A economia brasileira já tinha levado muitas pessoas a procurar alternativas ao trabalho convencional. Desse modo, o mundo digital está repleto de empreendedores que escolheram formas de teletrabalho ao invés dos trabalhos presenciais. O crescimento do e-commerce no Brasil tem demonstrado isso mesmo.

Sendo assim, há cada vez mais pessoas dispostas a fazer o trabalho necessário de construção de uma marca. Além disso, buscam analisar o ambiente de negócios para identificar as forças e fragilidades das suas ideias e empresas.

É necessário analisar e identificar as forças e fragilidades das suas ideias e empresas (Foto: Reprodução/Pixabay)

Por norma, os trabalhos realizados em casa são feitos apenas por quem escolhe esse tipo de carreira digital ou pelos freelancers. Esses atuam por conta própria, escolhem fazer do seu lar o seu local de trabalho.

Ainda assim, situações imprevistas podem fazer com que o teletrabalho se torne uma realidade para mais profissionais, sendo uma medida que, atualmente, os trabalhos convencionais estão a adotar.

A Covid-19

As diversas mídias estão revelando que o mundo enfrenta uma situação bem complexa quando se trata de saúde. O coronavírus (Covid-19), vírus respiratório, é altamente contagioso e já provocou a morte de milhares pessoas nos países mais afetados, se alastrando cada vez mais.

China, Itália, Portugal e Brasil estão preocupados com a disseminação e o contágio. Com isso, buscam adotar medidas para evitar que o contato muito próximo no trabalho possa piorar a situação.

Portanto, medidas atualmente verificadas incluem o cancelamento de eventos. A suspensão de viagens e a aplicação de formas de trabalho remoto.

As empresas também estão buscando adotar medidas para evitar que o contato no trabalho possa piorar a situação (Foto: Reprodução/Pixabay)

A  Organização Mundial de Saúde (OMS) foi a impulsionadora da ideia. A OMS recomendou que em locais de menor expressão da doença os cuidados base sejam tomados. A higienização das mãos e o fornecimento de álcool em gel para a desinfecção deve ser contínua.

Desse modo, a adoção de medidas de prevenção e proteção  estão sendo tomadas em todo o mundo. O Brasil não é uma exceção.

Empresas impulsionam o teletrabalho devido ao Coronavírus

As empresas trabalham, hoje, em rede. O networking faz com que seja comum a promoção de eventos e as viagens para o estrangeiro. Dentro disso, apresentamos alguns dos primeiros hábitos que o coronavírus obrigou a alterar.

Várias empresas internacionais cortaram as suas conexões físicas com os países mais afetados. Com isso, algumas estenderam o cuidado. Passaram a evitar todo o tipo de deslocação para o estrangeiro e desmarcar os mais diversos eventos.

Como é no Brasil?

Por aqui, as empresas seguem o exemplo. Elas estão tentando proteger os seus funcionários. Após um colaborador brasileiro ter contraído o vírus na Itália, o país assistiu manobras empresariais para a proteção dos empregados. Certamente, isso motivou o corte das deslocações para países como o Japão, Itália, China, Emirados Árabes Unidos, Malásia, Camboja e muitos outros.

O impacto do Coronavírus no mundo também já obrigou a Flextronics e a LG Eletronics brasileiras a fecharem. Entretanto, estão colocando seus funcionários em férias coletivas. Isso aconteceu pela necessidade de obtenção de peças que, pela situação chinesa, se encontram esgotadas.

Dessa maneira, as que não se viram obrigadas a fechar não estão, no entanto, alheias. Depois dos casos de testes positivos para o Coronavírus no Brasil, várias adotaram medidas de prevenção.

O trabalho remoto: forma de prevenção e outras vantagens

A aglomeração de pessoas é uma das principais formas de contágio do coronavírus. Por isso mesmo, empresas nacionais e internacionais estão se preparando para que os funcionários trabalhem dos seus lares. Evitando a deslocação e contato com os escritórios.

Apesar de ser motivado por um vírus, a verdade é que o trabalho remoto conta com muitos aspetos positivos. É potenciador de uma melhor qualidade de vida e de reduzir as emissões poluentes nas cidades. A decisão pode gerar uma maior produtividade para muitos trabalhadores e fazer com que o impacto humano na degradação do meio ambiente seja travado. Assim, demonstrando um lado muito positivo ao nível ambiental.

(Texto: Biquara Contents)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

A ARTE DE DANÇAR

Bailarinos de Guarapuava concorrem a bolsa em escola dos EUA

REALÇANDO A BELEZA

Silmar Saloon é referência em procedimentos de beleza e bem-estar

ILUSTRANDO ARTE

Jonathan Bemol faz ilustrações com críticas sociais

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com