Você já deve ter ouvido aquele famoso ditado ‘trabalhe enquanto eles dormem’, não é? Mas não! Além de desestabilizar o organismo, pode trazer vários problemas para a saúde, como a Síndrome de Burnout, com uma sensação de esgotamento físico e emocional que reflete em algumas atitudes negativas.
O corpo necessita de um período de sono de qualidade. Isso porque, é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras, como o reparo dos tecidos, crescimento muscular e a síntese de proteínas, que são fatores essenciais para manter o corpo e a mente saudáveis.
QUALIDADE NO SONO
Inclui a quantidade de horas dormidas e auxilia em diversos pontos para a saúde em geral. Desse modo, dormir bem fortalece o sistema imunológico, regula a produção de hormônios e ajuda a memória.
Especialistas recomendam em média 8h de sono por dia, sem interrupções. Este número pode variar de acordo com a idade de cada indivíduo e as necessidades de desenvolvimento do corpo, de acordo com o indicado.
- Adultos necessitam de 7h a 8h de sono de qualidade e em horários regulares por dia;
- Adolescentes precisam dormir cerca de 8h a 10h diariamente;
- Crianças necessitam de 9h a 13h de sono a cada dia;
- Bebês precisam dormir de 12h a 16h por dia.
Dormir bem, portanto, pode ajudar a reduzir o estresse, controlar o apetite, melhorar o humor, a memória, o raciocínio, rejuvenescer a pele e ajudar no sistema imune. Dessa forma, além de descansar, o corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.
Por isso, o sono é tão importante para nossa saúde. Então, lembre-se, NÃO é para trabalhar enquanto eles dormem, é para dormir mesmo!
Leia outras notícias no Portal RSN.