22/08/2023

Endorfine-se: entenda os benefícios da laserterapia para diversos tratamentos

Ela é eficaz contra as micoses, psoríase, acne vulgar, úlceras, queda de cabelo e muito mais! Confira a matéria completa

Laserterapia (Imagem: Reprodução/Sobrancelhas)

A laserterapia é o nome dado ao laser de baixa intensidade. De modo geral, esse laser terapêutico emite um raio de luz, o direcionando a pontos específicos do corpo.

Ele tem propriedades analgésicas, que ajudam na diminuição da dor, e anti-inflamatórias, além de promover uma ação biomoduladora, que se caracteriza pela reparação da pele devido ao aumento de circulação sanguínea local, multiplicação celular e síntese de colágeno.

TRATAMENTOS

Ela é eficaz contra as micoses, que são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos, que se alimentam da queratina destas estruturas. Assim, a unha com micose pode se tornar mais grossa e descolada, podendo haver mudanças na cor e na forma.

Desse modo, as micoses podem ocorrer nas plantas dos pés, palmas das mãos, entre os dedos das mãos e pés, axilas, virilha, região genital, couro cabeludo e unhas, pois são regiões ricas em queratina que é o alimento destes fungos.

Portanto, a fototerapia com laser é uma arma eficaz no combate da micose de unha e acelera a recuperação. Além disso, o laser geralmente é feito uma vez por semana, totalizando seis a 10 sessões, sendo capaz de matar os fungos e acelerar o crescimento das unhas.

Laserterapia contra micoses (Imagem: Reprodução/Nogueirense)

PSORÍASE

A psoríase é uma doença crônica e inflamatória da pele. Sendo assim, ela não é contagiosa, mas sim, multigênica, com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Também se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Os motivos estão relacionados com o estresse, medicamentos, infecções e hereditário. Além de abuso de álcool, tabagismo, fatores psicológicos e exposição ao frio. Contudo, a laserterapia age aumentando a imunidade, fornecendo mais energia para as células de defesa e combatendo os radicais livres.

Dessa maneira, o procedimento melhora a qualidade de vida, controla os sintomas e reações adversas do paciente no momento de crise. Além disso, reduz a sensibilidade na lesão, melhorando a cor, diminuindo a escamação e potencializando e acelerando a cicatrização.

Outros benefícios da Laserterapia segundo a esteticista Cleuza Meira:

  • A laserterapia tem se mostrado muito eficaz no tratamento da acne vulgar. Além de tratar a acne em si, reduz o processo inflamatório e minimiza as cicatrizes ocasionadas por ela;
  • O procedimento também ajuda na redução do prazo de reabilitação no pós-operatório;
  • Outro ponto que é essencial destacar: a laserterapia também é efetiva no tratamento de úlceras por pressão, popularmente conhecidas como escaras e feridas diabéticas;
  • Combate a queda de cabelo, ativa células do folículo pilossebáceo e ajuda na concentração de mastócitos. Além de promover o nascimento e o crescimento dos fios.

Por fim, os benefícios da laserterapia são muito utilizados nas áreas fisioterapêuticas e estéticas, pois os resultados se mostram incríveis! Dessa forma, se tiver algum desses problemas, procure um especialista.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.