22/08/2023


Endorfine-se: o uso do botox para além da estética

O procedimento utilizado para auxiliar no tratamento de diversas disfunções, como a paralisia facial

Aplicação de Botox (Imagem: Reprodução/Hamonir)

O Botox, conhecido também como Toxina Botulínica, é o principal procedimento que possui substâncias para amenizar as rugas dinâmicas, aquelas causadas pela movimentação constante dos músculos faciais e responsáveis pelas linhas de expressão.

Ele também é apropriado para aqueles que desejam arquear as sobrancelhas, abrir os olhos e corrigir o sorriso gengival. Além disso, o indicam para o tratamento de hiperidrose (o excesso de suor, nas axilas, mãos e pés).

APLICAÇÕES

Por ser um procedimento tranquilo, a aplicação dura cerca de 30 minutos. Assim, para iniciar o tratamento, a especialista limpa a região com álcool 70% e realiza as marcações em pontos específicos. Dessa forma, a aplicação é feita com uma agulha muito fina.

Após a aplicação, a toxina atua como um bloqueador no músculo, impedindo a contração muscular. Portanto, a ação do Botox inicia-se após 48 horas da aplicação, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. A duração gira em torno de três a seis meses.

Depois de 15 dias da aplicação, é necessário retornar com a especialista que fez o procedimento para ver se há necessidade de retoque e analisar o resultado final. Desse modo, o intervalo entre cada aplicação leva no mínimo três meses.

No entanto, caso esse período de tempo não seja seguido, o organismo pode desenvolver resistência ao produto, fazendo com que perca o efeito.

A fisioterapeuta Lorena Stroparo, da Clínica Estética Bela Forma, afirma que hoje o botox é um recurso que vem sendo utilizado para auxiliar no tratamento de diversas disfunções. Veja abaixo o resultado que ela obteve no caso de um paciente com paralisia facial:

Antes e depois (Foto: Lorena Stroparo)

Além do reequilíbrio nítido da face, que ficou esteticamente mais bela, o paciente também relatou redução da dor que sentia constantemente.

Assim, a aplicação é feita na musculatura que está trabalhando mais que o normal e, por conta disso, vai alterando as proporções da face e causando distúrbios secundários, como dor na ATM, enxaqueca, dificuldade de engolir, entre outros.

Por fim, o procedimento serve para aqueles que desejam tratar as rugas, glabela (entre as sobrancelhas), ao redor dos olhos, os pés de galinha e para obter melhoras em disfunções faciais. A fisioterapeuta Lorena afirma que: “o Botox não é só beleza, é qualidade de vida”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo