As manchas na pele podem surgir por diferentes fatores. Sendo assim, desde a exposição ao sol em excesso, causando uma queimadura, até sinais naturais, como as sardas ou pintas.
De qualquer forma, é essencial ficar de olho aberto e ir ao médico ao notar alguma alteração na pele. Isso é o que ressalta a dermatologista Carolina Pellegrini, além de explicar alguns detalhes. Confira:
As manchas são alterações na cor natural da pele. Elas podem ser pretas, marrom escuro, claro, esbranquiçadas, avermelhadas e arroxeadas, de tamanho e formato extremamente variáveis.
TIPOS DE MANCHAS
Os tipos e as causas das manchas na pele podem ser as mais diversas. Dessa forma, a dermatologista citou como exemplos as alergias, micoses, infecções, problemas vasculares, excesso de exposição solar, doenças autoimunes e câncer de pele.
EFÉLIDES OU SARDAS
São manchas escuras, avermelhadas, castanhas, ou marrons, que surgem devido ao aumento de melanina. Sendo assim, elas costumam aparecer na adolescência, em pessoas de pele mais clara, principalmente no rosto, colo, braços, ombros e nas costas.
Além disso, elas podem aparecer devido a exposição solar, principalmente se não tiver o cuidado de usar o protetor. Desse modo, elas podem surgir ainda na infância ou pré-adolescência e até mesmo devido à genética.
MELASMA
Segundo Carolina, o melasma se caracteriza pelas “manchas escuras ou acastanhadas que geralmente surgem nas maçãs do rosto, testa, nariz e buço. Elas pioram com a exposição solar, o calor e a luz visível, como a do celular e do computador”.
Além disso, existe a melanose solar, que se dá por meio do acúmulo de melanina causado por excesso de exposição ao sol ou questões hormonais. Essas manchas aparecem nas costas, nas mãos e no colo”.
CLOASMA
É um tipo de mancha muito semelhante ao melasma, porém ocorre geralmente durante a gestação. Por outro lado, é o resultado das alterações hormonais comuns neste período.
QUEIMADURA QUÍMICA
São manchas escuras que aparecem na pele após a reação de uma substância com a luz do sol. Portanto, a mais comum é a causada pelo limão.
Também existe a hiperpigmentação pós-inflamatória, que pode surgir devido a uma inflamação. “Pode ocorrer depois de realizar um procedimento estético agressivo ou após o surgimento da acne”.
MANCHAS
As manchas que possuem coloração branca, são consequência de algumas doenças, por exemplo a micose, exposição solar excessiva, dermatite, vitiligo ou até mesmo a esclerose tuberosa.
O câncer de pele costuma se apresentar com manchas ou sinais róseos, avermelhados ou escuros. Além disso, a mancha envolve pintas ou sinais que coçam, sangram ou mudam de cor, tamanho ou consistência, assim como feridas que não cicatrizam.
Por fim, para obter um diagnóstico procure um dermatologista!
Leia outras notícias no Portal RSN.