Já faz um tempinho que a gíria ‘tankar’ começou a furar a bolha dos eSports e atingir pessoas que nunca jogaram. Mas se você é um usuário minimamente atento nas redes sociais, deve ter percebido o quanto que o uso do termo se intensificu nos últimos dias.
O verbo ‘tankar’ vem de ‘tank’, um tipo de personagem comum em jogos on-line disputados em equipe. Na maioria dos casos ele podem receber danos, ter muitos pontos de vida ou um alto índice de defesa. Porém, como nem tudo são mil maravilhas, geralmente são lentos ou ruins no ataque.
A função desses personagens é servir como ‘escudo humano’, absorvendo os danos enquanto os outros personagens executam as tarefas, como atacar os inimigos ou curar os aliados. Resumidamente, para eles ‘tankar’ ou ‘não tankar’ é equivalente a aguentar ou não algo.
Desse modo, nessa onda do uso do verbo ‘tankar’ em posts nas redes socias e também no dia a dia, as pessoas têm usado a gíria justamente para se referir a isso: aguentar ou não certas coisas ou situações. Veja o exemplo:
E aí, você já usou essa gíria em um contexto que não seja de jogos?