22/08/2023

Entenda sobre a Medicina Veterinária Integrativa: aliada dos pets, tutores e veterinários

Muitos ainda não conhecem, mas o ramo tem crescido muito e ganhado força para auxiliar e tratar os bichinhos em vários sintomas e doenças

Tratamento alternativo em Cão (Foto: Carla Bona)

Você conhece a Medicina Veterinária Integrativa? Ela vem para romper com o ciclo de doença-remédio. Assim, ela cuida da saúde do paciente como um todo, prevenindo e tratando as doenças de outras maneiras.

Larissa Cescon é médica veterinária integrativa e explica de forma mais sucinta para que as pessoas possam entender melhor.

Ela tem um olhar para o paciente como um todo, buscando a cura e não apenas tratar os sintomas, visando um bem-estar geral e uma melhor qualidade de vida. Sendo assim, ela integra diversas áreas e trata todos os sistemas que estão envolvidos.

Portanto, ela aborda diversas áreas de conhecimento e da disciplina. Também reforça a relação entre paciente, tutor e profissional da saúde, focando em aspectos físicos, mentais, emocionais, espirituais, sociais e ambientais.

TRATAMENTOS

Além dos tratamentos convencionais, a medicina veterinária integrativa faz o uso de terapias complementares que são consideradas alternativas.

Isso inclui a Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura), o Reiki, a Microfisioterapia, Florais de Bach, Aromaterapia, Fisioterapia e Reabilitação, Comunicação Intuitiva, Apometria, Radiestesia, Thetahealing, e até mesmo as Constelações Familiares Sistêmicas.

Constelação Familiar em Pet (Foto: Larissa Cescon)

É importante cuidar do bem estar do animal da mesma forma que você cuida de si mesmo. Dessa forma, prevenimos doenças e garantimos o bem-estar do pet. A Medicina Veterinária Integrativa está repleta de soluções saudáveis e naturais que irão ajudar a preservar a saúde do bichinho e da família.

BENEFÍCIOS

Ainda segundo Larissa, os principais benefícios proporcionados ao pet com tratamentos desse ramo da medicina veterinária são os seguintes:

“Tirar a causa do conflito e eliminar de uma vez por todas sintomas e doenças, inclusive questões comportamentais que atrapalham na vida cotidiana, como agressividade, ansiedade, depressão, urinar em lugares impróprios, entre outros”.

Cão concluindo reabilitação (Foto: Larissa Cescon)

ALERTA

Devido a humanização dos animais, eles acabam absorvendo muitas questões ambientais que estão inseridos e não conseguem eliminá-las da melhor forma. Esse acúmulo de energias e informações no ambiente familiar também gera sintomas e doenças.

Algumas dessas terapias sugerem uma correção para o ambiente em que o animal vive, como a constelação familiar e a microfisioterapia. Elas fazem uma leitura do ambiente e reparam traumas físicos, mentais e emocionais, uma vez que os animais são bioindicadores das dinâmicas familiares e do ambiente em sí.

Por fim, perceberam como o mundo dos bichinhos é muito mais complexo do que imaginamos por muitas vezes?

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.