Nos dias 14 e 15 de março, o Teatro Municipal Marina Karam Primak recebe o espetáculo A Vila, peça que aborda a formação da Vila Nova Esperança, localizada na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A comunidade, também conhecida como ‘Vila dos Brasileiros’, tem a história resgatada por meio da dramaturgia de Marcio Ramos, que nasceu e cresceu no local.
Com produção do Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas, A Vila destaca a importância da preservação das memórias individuais e sócio-históricas de um território, levando ao palco as vivências e transformações dessa comunidade ao longo do tempo. De acordo com Marcio, a peça propõe uma reflexão sobre identidade e pertencimento por meio do teatro, evocando sentimentos de nostalgia e reconhecimento para aqueles que compartilham uma conexão com o local.
TEATRO COMO INSTRUMENTO DE MEMÓRIA
A narrativa se constrói a partir das lembranças do próprio autor e ator, Marcio Ramos, que busca na dramaturgia um espaço de encontro entre o passado e o presente, conforme relatou ao Portal RSN.
De uns tempos pra cá, venho produzindo espetáculos diretamente ligados à minha memória afetiva. Sentir que algo tão pessoal pode tocar diferentes pessoas e atravessar outras lembranças por meio das artes cênicas, para mim, como artista, é uma honra. E como pessoa, uma bênção… dessas que só a arte pode proporcionar.
Ficha técnica
- Dramaturgia e encenação: Marcio Ramos
- Direção: Luan Sales
- Iluminação: Micheli Lima
- Cenário: Alex Kua
- Trilha sonora: Lucas Sequinel
- Produção: Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas
- Fotos: Dani Souza
Serviço
- Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak
- Datas: 14 e 15 de março (sexta e sábado)
- Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Os ingressos podem ser adquiridos com o autor.
Leia outras notícias no Portal RSN.