22/08/2023

‘Eu vou me Assumir’: Bruna Thimoteo se reconhecendo como artista

"A música poderia ser um um uma possibilidade que me faria feliz, que me ajudaria a viver melhor no mundo, e aí eu fiz essa escolha"

Bruna Thimoteo, 2022 (4) - Marcus Veloso de Freitas

Bruna Thimoteo (Foto: Valmir Jr. Retratos)

Bruna Thimoteo Freitas, é uma multiartista guarapuavana que atualmente vive em Curitiba. Sendo assim, ela é cantora, compositora e diretora audiovisual. Ela conta que desde sempre foi incentivada, tanto na escola quanto em casa. “Eu tinha uma professora que chamava Kerli, desde que ela descobriu que eu cantava me colocava para cantar”.

Bruna afirma que a professora foi um grande incentivo e uma pessoa super importante para o  desenvolvimento dela enquanto artista. “Sou muito grata a ela e minha família também, por sempre me incentivarem a estar colocando essa expressão pra fora, acreditarem nas manifestações artísticas”.

Minha mãe sempre foi uma incentivadora muito grande. Ela ainda é uma das pessoas que mais acredita em mim e me dá essa essa ‘permissão emocional’. Porque é um caminho muito difícil ser artista no Brasil, por ser um país que está passando por um desmonte na cultura. Então, pra continuar nesse caminho aqui, precisa de aporte psicológico, emocional e a minha família me dá muito isso.

MÚSICA

A paixão de Bruna pela música é algo que surgiu de forma orgânica e natural. “É meio que um negócio que eu não consigo viver sem, como qualquer artista que não consegue ficar sem aquilo, se não fica mal, fica doente”.

A cantora também tem descoberto outras formas de se expressar, como por exemplo, o teatro, que a ajudou no entendimento do próprio corpo, das expressões dentro dele e também a liberá-lo para se soltar e ter consciência corporal. “É um amor que só vai crescendo, ainda mais sendo artista no Brasil. É só com muito amor mesmo que a gente vai pra frente. Porque é muita resistência”.

PROCESSOS

Até Bruna se entender como cantora, não foi algo fácil. Além disso, ela demorou para se dar essa ‘permissão’ de ser e se reconhecer como artista. “É uma profissão vista de uma forma errada pela sociedade e até mesmo pelos próprios artistas”. Portanto, o processo não foi fácil, nem rápido.

Ela ainda diz que enquanto classe trabalhadora as pessoas não têm uma consciência artística, porque afinal, não existe um sindicato, nem nada que os coloque enquanto trabalhadores. “É um processo de conscientização da classe, e eu enquanto trabalhadora da cultura também estou entendendo como trabalhar”.

Bruna acabou de lançar o novo trabalho que se chama ‘Eu Vou Me Assumir’, que vem com uma música e um videoclipe que vão muito de encontro com esse reconhecimento do ser artista. Assim, aos 24 anos, ela se assumiu como cantora. “Eu falei, não, é isso que eu vou fazer, é isso que eu sou. Aí passou por todas as outras áreas da minha vida, família, amigos e pra sociedade em geral”.

Capa do Single (Imagem: Estúdio Seu)

Esse tem sido um processo de autoconhecimento, um processo de profissionalização também, tenho feito muitos cursos de gestão de carreira para que eu entenda como me manter nesse meio é um exercício contínuo.

MOTIVAÇÃO

“A música poderia ser um um uma possibilidade que me faria feliz, que me ajudaria a viver melhor no mundo, e aí eu fiz essa escolha”. Trabalhar com a música é a coisa que Bruna mais gosta de fazer, por mais que no caminho tenha descoberto que trabalhando com música, o que você menos faz é música.

“Tem muita coisa envolvida, principalmente quem gere a própria carreira de forma independente”. É ela quem faz todo o processo de gestão. Então, a parte de composição e produção acaba sendo 40% de tudo, o resto é a parte mais executiva.

“O que me motivou a trabalhar com certeza foi o amor pela coisa toda, a necessidade de estar cada vez mais envolvida, porque isso faz eu me sentir viva, me faz perceber que estou vivendo a vida de uma forma mais feliz e certa de alguma maneira”.

SINGLE ‘EU VOU ME ASSUMIR’

Com produção musical de Preto Martins, o single lançado no dia 19 de agosto abre as portas para o primeiro álbum de Bruna Thimoteo, ‘Roda da Vida’. Assim, a música, lançada de forma independente, chega com um videoclipe sensível e enérgico com simbolismos da identidade paranaense da artista.

O clipe contou com a direção colaborativa entre Bruna e Lis Guedes, que também assina a direção de fotografia, captação e montagem. Enquanto Bruna, o roteiro da produção audiovisual. A música retrata a necessidade de se reconectar com a verdade interior, embalada pelo afrobeat e MPB.

Desse modo, o som inspira celebrações e ares de empoderamento. A produção foi viabilizada em menos de uma semana via financiamento coletivo, afirmando a conexão que o público demonstra com o trabalho da artista.

Foi um negócio muito louco, fiquei muito feliz. Senti que as pessoas estavam acreditando e estão colocando fé no meu trabalho. A gente está começando, no momento eu tenho quatro singles lançados e um EP com três músicas.

O EP foi gravado em formato de live session pelo selo Capivara Discos. Por fim, o álbum ‘Roda da Vida’ está em produção com previsão de lançamento para 2023.

Para ouvir nas plataformas de streaming, clique aqui. Saiba mais sobre a Bruna aqui.

Ficha técnica ‘Eu vou me assumir’:

Fonograma:
Composição: Bruna Thimoteo e Preto Martins
Produção Musical: Preto Martins
Guitarra: Alisson Santos
Backing vocal: Mayah
Mixagem e masterização: Lucas Pereira (Boom Media)

Videoclipe:
Direção de cena: Bruna Thimoteo e Lis Guedes
Direção de fotografia, captação e montagem: Lis Guedes
Roteiro: Bruna Thimoteo
Ass. de fotografia e making off: Florebela Leticia
Fotografia Still: Veloso Freitas
Ass. de produção: Vini Sant
Figurino Bruna e cenário casulo: Angélica Pignata
Prod. Executiva: Sandra Thimoteo Freitas
Maquiagem: Marina Costa
Acessórios: Maria Onça

Elenco: Larissa Lorena, Meia Lua, Vini Sant, Tere, Samanta, Juh Fragoso e Bruna Thimoteo.
Apoio: Padaria América, Maria Onça e Capivara Discos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redator2

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.