Exposição Ucraniana leva arte, cultura e tradição ao Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro

Abertura será em 1º de abril. A entrada é gratuita

(Foto: Secom)

O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, espaço acolhedor de tantos olhares e mostras, receberá, a partir de 1º de abril a Exposição Ucraniana: arte, cultura e tradição. O trabalho vai apresentar uma mostra da cultura e tradições ucranianas com o artesanato preservado por descendentes, como Maria Rosa Pastuch, natural de Prudentópolis e que, atualmente, mora em Guarapuava.

“Aos sete anos frequentava a casa da avó para aprender a confeccionar a primeira toalhinha de crochê. Com o decorrer dos anos, fui me interessando por outras artes manuais como bordados, pêssankas e óleo em tela”, comentou a artesã.

(Foto: Secom)

De acordo com a Maria, o artesanato ucraniano teve grande influência na cultura paranaense, devido à imigração dada no final do século XIX e mostrar isso aos guarapuavanos é um dos objetivos da mostra.

“Queremos expor as pêssankas, bordados, músicas e outros para contribuir com o conhecimento da sociedade em relação à cultura ucraniana, que é bastante rica e significativa para a região, despertando novas gerações para a manutenção desses costumes”.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), a exposição ficará no Centro de Artes até o dia 17 de abril e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários