Facetas Dentárias: o que são, para que servem e quais as diferenças?

Clínica Vitta Odontologia e Bem-Estar esclarece sobre o tratamento dentário que possibilita um sorriso mais bonito e harmônico

Entre as opções de tratamentos dentários, as facetas se destacam por serem grandes aliadas na busca pelo sorriso perfeito. Segundo a cirurgiã dentista Priscila Ryzy da Clínica Vitta Odontologia e Bem-Estar, trata-se de uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes, podendo se estender para as laterais:

As facetas tornam possível o restabelecimento da estética, melhorando dentes escurecidos por tratamento de canal ou manchas, dentes excessivamente restaurados na face frontal e também correção do aspecto anatômico de dentes malformados.

A cirurgiã dentista explica que pode ser feita de forma direta (com resina, diretamente na boca do paciente), ou ainda, indireta, quando uma faceta de porcelana (cerâmica) é moldada e confeccionada para ser colada no dente.

Cirurgiã dentista Priscila Ryzy. (Foto: Divulgação)

RESISTÊNCIA E DURABILIDADE

Os processos atuais e os materiais de confecção empregados atualmente, bem como a evolução dos métodos de colagem, tornaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável e resistente. “O tempo que pode resistir é bem variável de indivíduo para indivíduo (hábitos alimentares, higiene, hábitos parafuncionais, tipo de oclusão) o ideal é consultar um cirurgião dentista para que estude seu caso e analise uma possível colocação da faceta”, instrui Priscila.

FACETA DE PORCELANA

A faceta de porcelana é colada no dente e a cirurgiã dentista da Clínica Vitta Odontologia e Bem-Estar esclarece que existem muitos tipos de cimentos que podem garantir a durabilidade da prótese. De acordo com Priscila, quem faz o preparo, moldagem e cola a faceta é o cirurgião dentista e quem confecciona a faceta é o protético. “Assim sendo, é necessário que, além de um bom dentista, seja escolhido também um laboratório confiável para garantir um trabalho final satisfatório”, diz. O processo de colocação das facetas leva em média de 3 a 20 dias. Nesse período, como os dentes estão desgastados, o paciente fica com uma faceta provisória até a de porcelana ficar pronta.

Há tipos diferentes de facetas de porcelana. De acordo com a cirurgiã dentista, a indicação depende do estado do dente. Se forem cariados, muito escurecidos, quebrados, ou apresentem restaurações frontais grandes, exigem preparo diferenciados de dentes naturais que tenham um leve escurecimento, ou uma forma não estética:

Dentes muito escurecidos por exemplo, precisam de uma espessura de porcelana maior para corrigir o defeito de cor, por isso necessitam de um desgaste maior. Já dentes com pequeno desalinhamento estético, podem receber as facetas de porcelana até sem o desgaste dental. E referente a materiais existem várias marcas de cerâmicas, cada uma com sua indicação, o ideal é procurar um cirurgião dentista para saber mais a respeito.

Entre as vantagens, está o fato de que a reação à porcelana é muito rara, visto que as reações alérgicas mais comuns são à outros tipos de materiais, como acrílicos e metais. Porém, a cirurgiã dentista lembra que antes de qualquer intervenção, é realizada uma anamnese (investigação sobre a saúde do paciente), para certificar se ele está apto a receber o tratamento odontológico.

FACETA DE RESINA

Cada dentista tem um protocolo de atendimento, mas a cirurgiã dentista Priscila Ryzy coloca todas as facetas de resina em uma mesma sessão. Ela explica que essa conduta apresenta diversas vantagens, como a garantia da estabilidade de cor, já que a resina utilizada será de mesmo lote. Além disso, são atingidas as mesmas combinações, pois são utilizadas mais de uma marca de resina e, dessa forma, Priscila consegue seguir a sequência nos demais dentes de forma semelhante, deixando-os mais parecidos e contribuindo para um excelente resultado estético.

DESGASTE NO DENTE NATURAL

No preparo das facetas com resina, esse desgaste não acontece, pois a correção se dá geralmente pelo acréscimo da resina, para corrigir o defeito na estrutura.

Em alguns casos das facetas de porcelana, é necessário desgastar os dentes naturais. A decisão depende do tipo de faceta e do resultado que se deseja obter. “Em casos onde o paciente tem o dente escuro, com resinas antigas infiltradas ou precisa corrigir a forma do dente, é realizado um desgaste de toda estrutura dental frontal e lateral, para poder encaixar a faceta e não ficar com excesso de volume”, explica a cirurgiã dentista da Clínica Vitta Odontologia e Bem-Estar, reforçando que em dentes onde o defeito estético é sutil, pode-se optar por facetas tipo lente de contato, que não necessita de desgaste da estrutura, ou apenas de mínimos preparos.

TRATAMENTO POPULAR

De acordo com Priscila, tem crescido cada vez mais a procura por tratamento com facetas. Para ela, isso demonstra um alto nível de exigência dos pacientes, que cada vez mais buscam um sorriso “branco”, dentes com formato harmonioso e cor uniforme. “Um sorriso bonito simboliza saúde, higiene e a busca da perfeição é cada vez maior na nossa área”, declara.

CONTRA-INDICAÇÃO

A cirurgiã dentista alerta que existem muitas contra-indicações para o uso de facetas, como pacientes com cárie ativa, com problemas gengivais, distúrbios parafuncionais graves e problema ortodôntico severo. Segundo Priscila, pacientes com os dentes muito escurecidos necessitam realizar antes o clareamento dental, já que as facetas não clareiam.

Dentes muito restaurados ou cariados não têm suporte para receber uma faceta. Neste caso, deve-se estudar a possibilidade de colocação de coroas totais. Em caso de dentes com problema endodôntico (canal), é indicado a realização do tratamento da doença, para depois finalizar com as facetas.”O tratamento com as facetas, em um planejamento, geralmente é a última etapa. O paciente deve apresentar saúde bucal completa para poder realiza-lo com segurança”, esclarece Priscila.

SAÚDE E ESTÉTICA

Será que é possível conseguir um sorriso perfeito apenas com facetas? Priscila explica que cada caso precisa ser avaliado individualmente, pois um sorriso bonito necessita além de dentes claros e alinhados, de uma gengiva linear a saudável, dentes subsequentes as facetas com o mesmo tom e coloração:

Em alguns casos há necessidade da realização de tratamento gengival, restaurações em dentes cariados, cirurgia plástica gengival e clareamento dental. Tudo isso é observado e apontado pelo cirurgião dentista no momento da consulta odontológica.

Uma das facilidades da Clínica Vitta Odontologia e Bem-Estar é entregar ao paciente uma simulação de como ficará o resultado final. Através de um material importado, é possível visualizar como ficará o sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento.

AUTOESTIMA

Por cobrirem os dentes naturais, a faceta dental e a lente de contato conferem a eles um novo formato, tamanho ou tonalidade. Desse modo, é possível modelar o sorriso de acordo com os resultados que se deseja alcançar. O intuito é que os dentes fiquem simétricos e harmônicos com todo o conjunto da boca e face. Afinal, há casos em que eles são pequenos demais, apresentam tamanhos diferentes ou têm uma tonalidade amarelada que passa a impressão de descuido com a saúde bucal.

A cirurgiã dentista Priscila Ryzy comenta que essas mudanças são muito positivas porque ajudam a valorizar a aparência do sorriso e da pessoa de modo geral: “Ambas as técnicas corrigem características e imperfeições que desagradam o paciente, assim, ele se sente muito mais satisfeito com a imagem que vê no espelho. Não podemos esquecer que o sorriso é nosso cartão de visitas e impacta significativamente a aparência. Os cuidados com a saúde bucal e a estética dental proporcionam resultados que aumentam o bem-estar, deixando a pessoa mais segura e confiante.”.

Caso 1 – Paciente com indicação de facetas para melhorar harmonia do sorriso e fechamento distemas (espaços entre os dentes). (Foto: Divulgação)

Caso 1 – Resultado após colocação das facetas de porcelana. (Foto: Divulgação)

Caso 2 – Antes do tratamento. (Foto: Divulgação)

Caso 2 – Resultado após realização de uma gengivoplastia (cirurgia plástica gengiva). (Foto: Divulgação)

Caso 2 – Tratamento finalizado com facetas de canino a canino. (Foto: Divulgação)

Priscila ressalta a importância de conversar com seu dentista para saber mais sobre a faceta dental, as lentes de contato e outros procedimentos da estética odontológica. “Cuide bem da saúde dos seus dentes e da aparência deles, para que você possa sorrir com confiança e gostar muito mais de si mesmo”, finaliza.

CLÍNICA VITTA ODONTOLOGIA E BEM-ESTAR

Rua Xavier da Silva, 1470
Centro, Guarapuava
Telefone / (42) 3622-6630
WhatsApp / (42) 98814.8443
Fanpage Facebook

 

 

Relacionadas

CUIDANDO DO SORRISO

Oral Sin: cuidando de um dos bens mais preciosos, o sorriso

FITNESS

XBody a novidade que está fazendo sucesso no mercado fitness

COMEMORAÇÃO

Dia das mães chegando e não decidi o presente. O que escolho agora?

Comentários