Ferramentas digitais apoiam professores em aulas de música

Durante a pandemia, atividades que contavam com a interação entre musicistas passaram a ser feitas com o auxílio de plataformas digitais

Ferramentas digitais apoiam professores em aulas de música (Foto: Reprodução/AEN)

Maestros e professores que regem grupos musicais em escolas estaduais precisaram, a partir de abril, encontrar maneiras criativas para comandar os ensaios, via internet. As atividades que contavam, essencialmente, com a interação entre musicistas passaram a ser feitas com o auxílio de plataformas digitais. Assim, com programas de videoconferências, softwares destinados a quem trabalha com música e sites agregadores de conteúdo.

Um exemplo dessa adaptação é o da Banda Sinfônica Bento Mossurunga, do Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Os alunos se preparavam, no início do ano, para montar o espetáculo musical “Os Saltimbancos”. Esse que seria apresentado no Teatro Guaíra. No entanto, agora, os alunos do elenco da peça, da banda, do coral e da turma de iniciação musical se encontram em Meets. No espaço, falam sobre o contexto da obra e trocar informações sobre o compositor das músicas, a maquiagem, o figurino e outros elementos cênicos. Além disso, eles gravam vídeos em casa, tocando instrumentos individualmente, e enviam ao professor.

Conforme Alessandro Gomes, professor e maestro da Banda Sinfônica Bento Mossurunga, isso ajudou a repensar a prática.

Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico mais detalhado das necessidades de cada aluno. Identifico, por exemplo, como está a compreensão de ritmo e de melodia deles. Quando voltarmos às aulas presenciais, vamos poder resolver essas questões técnicas. Vamos agregar esses recursos dentro do trabalho que já realizávamos.

Alessandro usa um software de edição de partituras e outro de edição de áudio, que é empregado para unir os materiais de todos os estudantes e transformá-los em um único produto. O resultado pode ser conferido no canal de YouTube da banda, que conta com vídeos do projeto Saltimbancos em Casa. Além disso, da Banda do CEP em Casa, com um repertório alternativo.

ORQUESTRA DE SOPROS ON-LINE

Assim como os alunos do CEP, os integrantes da Banda Musical do Caximba, formada por alunos do Colégio Estadual Maria Gai Grendel, participam de Meets para trocar informações e referências musicais.

O professor Vitor Rodrigues, que rege a orquestra de sopros, tem um grupo de WhatsApp para cada conjunto instrumental: clarinetes, saxofones, metais e percussão. Ele envia, em cada um, lições, partituras e áudios-base das músicas que serão gravadas. Os estudantes, então, escutam a base no fone de ouvido e gravam cada parte sozinhos.

Depois, eu, na minha casa, que já virou um estúdio, faço a edição de som e de vídeo, colocando os músicos em janelinhas. Portanto, é perceptível a evolução deles ao longo dessas aulas virtuais. Eles estão mais preocupados com enquadramento, iluminação, captação de som.  Então, nunca mais recebi um vídeo com cachorros latindo no fundo.

PORTAL PARA CRIANÇAS

Uma opção para professores do Ensino Fundamental I e pais que querem estudar música com crianças de até 12 anos é a plataforma OSP para Crianças. Essa desenvolvida pela equipe de comunicação da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e promovida por uma parceria entre Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.

O portal conta com jogos digitais, vídeos de educação musical, áudios acompanhados de textos, além de materiais de instrução para adultos que desejam incluir a música na rotina das crianças. Assim, toda semana há alimentação do site.

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