Festa do Feijão: panela de 12 toneladas chega a Prudentópolis

Panela gigante é usada para o preparo da maior feijoada de feijão preto do Brasil. São usados mais de 800 quilos em ingredientes

Na panela, serão cozinhados mais de 500 quilos de feijão preto (Foto: Prefeitura de Prudentópolis/Divulgação)

Um dos itens que permitem o preparo da maior feijoada de feijão preto do Brasil já está em terras prudentopolitanas. Uma panela de nada mais, nada menos que 12 toneladas chegou ao município nesta terça feira (31) para a IX Festa Nacional do Feijão Preto (FENAFEP), que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de agosto.

A grande atração da festa é trazida da cidade de Joinville, Santa Catarina. A panela gigante pesa 12 toneladas e tem mais de dois metros de altura. De acordo com a organização, o preparo da super-feijoada ocorrerá no dia 11 de agosto. E se a panela é gigante, a “colher” para o preparo não poderia ser diferente. Com uma pá adaptada, o movimento de mistura é feito com auxílio de um guindaste.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Prudentópolis)

São mais de 800 quilos de ingredientes, como linguiça e charque, além de mais de mil litros de água. Do ingrediente principal, o feijão preto, são cerca de 500 kg. O feijão preto é, inclusive, uma das principais culturas de Prudentópolis.

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski, garante que o sabor da feijoada é tão bom quanto ao dos pratos que são preparados em panelas comuns.

Eu lembro que o primeiro ano de festa foi muito complicado. A gente não tinha certeza se ia dar certo. Mas graças a Deus já estamos indo o nono ano de festa e a panela está aí, sempre presente. E claro, sempre com uma feijoada muito gostosa!

PROGRAMAÇÃO

Na edição deste ano, diversas atrações de renome nacional estão confirmadas na festa, entre elas, a dupla Simone e Simaria, banda Raça Negra e grupo Tchê Garotos. No mesmo local onde ocorre a festa, há, ainda, exposição comercial, parque de diversões, praça gastronômica coberta e apresentações culturais.

Para os shows, os ingressos com valores promocionais podem ser comprados online, através deste link.

SERVIÇO

IX Festa Nacional do Feijão Preto – entre 9 e 12 de agosto

SHOWS

9 de agosto
Grupo Marcação (entrada franca)

Grupo Marcação (Foto: Divulgação)

10 de agosto
Tchê Garotos e #TaLagaço

Tchê Garotos (Foto: Divulgação)

11 de agosto
Simone e Simaria

(Foto: Divulgação)

12 de agosto
Raça Negra

Raça Negra (Foto: Divulgação)

Relacionadas

NOVIDADE

Vittoria Villa Gourmet inaugura nesta quarta (11), em Guarapuava

GASTRONOMIA

AÇAÍ CONCEPT: a maior franquia de açaí do mundo, em Guarapuava

Comentários