Hoje é dia de celebrar o Santo Casamenteiro!

Na Matriz de Santa Terezinha tem bolo e pão de Santo Antonio

Santo Antonio (Foto: Reprodução)

Manda a tradição luso-brasileira que hoje, 13 de junho, é dia de celebrar Santo Antonio, o “Santo casamenteiro”. Para isso, a dica é que quem deseja atrair ou manter um grande amor, vá até a Igreja de Santa Terezinha, no bairro dos Estados, em Guarapuava, a partir das 15h, e comprem pedações do Bolo de Santo Antonio. O custo é de R$ 3. Para quem deseja atrair abundância o ano todo, deve participar da missa, às 19h, e receber o “Pão de Santo Antonio”, que deve ser colocado dentro de recipientes de açúcar. De acordo com a secretaria da Igreja, serão distribuídos 1,5 mil pãezinhos. “Os fieis também trazem para que possa haver a partilha”, disse a secretária Lindamir Thimoteo.

Essa tradição se repete há anos e se baseia na própria história de vida do português Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, que se tornou Santo Antônio, um dos santos mais populares do Brasil, também considerado um dos mais importantes do catolicismo.

No Brasil, o dia 13 de junho é dedicado para celebrar o seu dia, data em que ocorreu o seu falecimento. Devido à sua fama de milagroso, muitos devotos fazem simpatias e deixam a sua imagem “de castigo” para chamar a sua atenção para que ele possa auxiliá-los a encontrar o seu par ideal.  Isso porque ele ajudava as mulheres solteiras a encontrarem um marido devido à ajuda financeira que dava a moças humildes, já que naquela época as noivas precisavam de um enxoval e um dote para conseguirem concretizar seus casamentos. Além de ser conhecido como o “Santo Casamenteiro”, Santo Antônio também recebe o título de “padroeiro dos humildes”, pois ele distribuía alimentos aos menos favorecidos. Daí surgiu o “pão dos pobres”, também conhecido como “pãozinho de Santo Antônio”.

TENHA FÉ QUE DÁ

Para quem deseja encontrar um grande amor e subir ao altar para celebrar as bodas, a REDE+ dá empurrãozinho. Confira algumas simpatias pesquisadas e tenha fé!

  • Escreva o nome dele na sola do pé esquerdo do sapato que usar. Antes de se deitar, pise com força no chão e repita três vezes, em voz alta, a seguinte frase: “Debaixo do meu pé eu te prendo (diga o nome dele), eu te amarro (de novo o nome dele), eu te mantenho (e, de novo, o nome dele) pelo poder das 13 almas benditas;
  • Ponha a imagem do Santo Antonio debaixo de sua cama durante três noites seguidas. Antes de dormir, imagine o teu corpo rodeado por uma luz rosada. Na manhã do quarto dia, prepare um banho de casca de maçã com uma colherada de mel. Conhecerá rapidamente uma pessoa muito especial;
  • Compre 1 vela cor-de-rosa e 1 imagem de Santo Antônio, de preferência em uma quarta-feira. Coloque a imagem em um canto de sua casa, onde você deve montar uma espécie de altar com 1 toalhinha branca e 5 rosas vermelhas. Acenda a vela em 1 pires e, no primeiro dia, deixe queimar até a metade, enquanto diz: “Santo Antônio casamenteiro, faz-me arrumar um namorado, pois sinto-me muito só e desesperada. Seu poder é grande e sei que posso contar com a vossa ajuda. Assim seja!”. No dia seguinte, no mesmo horário, acenda a outra metade da vela, faça a mesma oração e deixe queimar tudo. Embrulhe o que sobrar em 1 papel branco e jogue no lixo. O pires e a toalhinha podem voltar a ser usados normalmente.

 

Relacionadas

GUARAPUAVA

A transição da fotógrafa Sandra Hyczy, agora com a parceria da filha Rafaela

IMAGEM

Viver a vida expõe em fotos a luta de mulheres contra o câncer de mama

PARA MATAR A SAUDADE

A emoção do reencontro 40 anos após a formatura

Comentários