22/08/2023



IOT conta com especialistas em diversas áreas, incluindo lesões no joelho

O especialista Glauco Ribas, explica que normalmente o Ligamento Cruzado Anterior ocorre devido a movimentos torcionais. Saiba como tratar

O especialista Glauco Ribas, explica que normalmente o Ligamento Cruzado Anterior ocorre devido a movimentos torcionais (Imagem: Reprodução/iStock)

O joelho é uma articulação formada pelo encontro do fêmur, tíbia e patela. Sendo assim, é a maior articulação do corpo humano, imprescindível para concluir movimentos simples como levantar, caminhar e agachar. É por isso que lesões no joelho como torções, traumas ou até mesmo o desgaste natural podem comprometer tanto atividades físicas como os afazeres diários.

Além disso, o joelho possui mais de 10 ligamentos que fazem a estabilização, dos quais quatro são os principais. Ele também apresenta dois meniscos, estruturas de fibrocartilagem que servem para absorver impactos, além de ajudar a estabilização do joelho. Já a cartilagem articular faz com que a articulação deslize suavemente e a membrana sinovial que produz um líquido serve para lubrificar a articulação e nutrir a cartilagem. 

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

Esta é uma das principais lesões no joelho e a primeira causa de recomendação cirúrgica entre atletas. Mas, isso não quer dizer que a LCA é um problema exclusivo dos atletas, pois eventualmente a condição pode acometer não praticantes de esportes em situações comuns do cotidiano, como em uma queda ou tropeço.

O médico ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) Glauco Ribas, explica que normalmente a LCA ocorre devido a movimentos torcionais. “Ou seja, quando a pessoa apoia o pé no chão enquanto o corpo faz um movimento súbito de mudança de direção. Ou seja, o pé fica preso no solo e o corpo gira sobre o joelho”.

Esse movimento errado pode ocorrer em uma aterrissagem de salto mal realizada ou após ser desestabilizado por outro atleta, como no basquete ou futebol, por exemplo.

Além disso, existem alguns fatores que limitam a capacidade de recuperar o equilíbrio e que podem deixar o atleta mais vulnerável a movimentos torcionais do joelho, tais como: desequilíbrio e fraqueza muscular, padrão de movimento ruim, fadiga excessiva e aderência excessiva entre o calçado esportivo e a superfície.

Lesão no joelho (Imagem: Reprodução/Ortopedista do Joelho)

TRATAMENTO

O tratamento inicial visa melhorar o inchaço e aliviar a dor. “Independentemente se o tratamento posterior será cirúrgico ou não, o objetivo é fazer o paciente voltar a caminhar sem grandes desconfortos e minimizar a perda de musculatura”.

Em um primeiro momento, deve-se aplicar gelo para aliviar a dor e diminuir o edema, de 20 a 30 minutos a cada duas ou três horas. Também recomenda-se o uso muletas para ajudar o paciente a apoiar o pé no chão e o uso de medicamentos anti-inflamatórios.

A punção do joelho é necessária nos casos em que o paciente apresenta  derrame articular devido ao acúmulo de sangue dentro do joelho. Além disso, o paciente é encaminhado à fisioterapia, que auxilia no processo de analgesia e recuperação da mobilidade articular.

Todo esse processo é indicado mesmo em casos com indicação para cirurgia. Principalmente a fisioterapia, pois ela ajuda na preparação do paciente para o procedimento cirúrgico e influência na recuperação pós-operatória inicial.

Por fim, os especialistas do IOT possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados a esses tipos de lesões. Portanto, busque profissionais capacitados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo