Iratienses lançam livro ‘Irati, nossas memórias’

Um dos organizadores e autores do livro, Orlando Luiz Azevedo, comenta que o intuito é preservar a memória e a história de Irati

Iratienses lançam livro ‘Irati, nossas memórias’ (Foto: Reprodução/Portal Clique)

Entre as páginas do livro ‘Irati, nossas memórias’ é possível mergulhar em histórias, personalidade e fatos do município. A obra que foi lançada recentemente, já está com a primeira edição esgotada e nos preparativos para novas edições. As vozes de 16 autores deram vida a narrativa que por meio de contos, crônicas, versos, imagens e poesias retratam experiências e conhecimentos da cidade. São 278 páginas de história.

Um dos organizadores e autores do livro, Orlando Luiz Azevedo, comenta que o intuito é preservar a memória e a história de Irati. “Por meio da vivência dos autores, cada um retratando o município sob seus olhos e sua percepção de tempo e espaço. Nosso grupo no Facebook ‘Era uma Vez, em Irati’ foi a incubadora dessa iniciativa, a partir da diversidade das valiosas postagens que mostraram como era Irati no passado e como chegou até os dias de hoje”.

Os autores são: Elenice Chudek Koppe, Doriane Ledesma, Orlando Luiz Azevedo, Dagoberto Waydzik e Herculano Batista Neto. Assim como, Elizabete Krinski Beraldo, Maria Hawreszko Molossi, Caterina Balsano Gaioski, Célia Terezinha Neves Vieira e Luiz Vieira. Do memo modo, Luiza Nelma Fillus, Marinice Bacchi, Silvia Maria Svereda, Leda Mara G. de Olveira, Julio Bronislavski, e Miriam de Oliveira Vargas.

Conforme Orlando Azevedo, a primeira edição era de 100 exemplares. “Viabilizamos com a compra antecipada de amigos, que acreditaram no valor histórico da obra”. O Portal Clique comenta que uma nova edição deve ser lançada em breve.

Desde o lançamento, já temos uma lista de reservas com mais de 100 interessados na aquisição de exemplares da segunda edição, cuja renda será direcionada à Anapci.

ERA UMA VEZ…

O grupo ‘Era uma Vez, em Irati‘ contribuiu para o resgate histórico da cultura local. Além disso, conta com mais de oito mil membros. E, foi criado em 2019. Lá são postadas publicações de moradores atuais, antigos, residentes e pessoas que gostam da cidades. Segundo o Portal Clique, o espaço têm membros de países como Estados Unidos, Canadá, Itália, Portugal, México, Argentina, e Áustria.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PERFIL

Criadora de coisas: como nasce uma mente produtiva

GUARAPUAVA TERRA DO TURISMO

Jornalistas do RS conhecem potencial turístico de Guarapuava

MAIS CULTURA DURANTE A PANDEMIA

Orquestra Sinfônica do Paraná faz concertos virtuais de gratuitos

Comentários