22/08/2023

Itaipu e Prefeitura anunciam obra de parque em cachoeira central

Obra licitada prevê infraestrutura com passarelas, ciclofaixas e acessibilidade, unindo preservação ambiental e desenvolvimento econômico

Cachoeira no centro de Turvo (Foto: divulgação/ Prefeitura)

Conhecido pela hospitalidade e natureza exuberante, Turvo, localizado a apenas 30 minutos de Guarapuava, está prestes a dar um salto histórico no potencial turístico. Na última semana, ficou confirmada a licitação para a construção do Novo Parque da Cachoeira. Trata-se de um projeto ambicioso que recebeu o aval e o aporte de recursos da Itaipu Binacional. O anúncio partiu do diretor-geral brasileiro, Enio Verri.

Com um investimento superior a R$ 4 milhões, a obra vai estruturar um tesouro que muitos moradores já conheciam, mas que permanecia “escondido” no coração da área urbana. É a queda d’água do Rio Turvo. De acordo com a administração municipal, o novo parque não será apenas um local de contemplação. Mas um complexo de bem-estar e educação ambiental. O projeto foi desenhado para integrar a infraestrutura moderna à preservação da fauna e flora locais.

Portal de entrada ao Parque da Cachoeira (Imagem: Prefeitura de Turvo)

Para isso, conforme o projeto, a estrutura vai contar com o ‘Espaço Educador Sustentável’. Uma sala de aula de 44 m², equipada com projetor para exibição de vídeos educativos, vai focar em conscientizar visitantes e alunos sobre a preservação ambiental. Já, o Jardim do Mel, é um espaço dedicado à polinização. Possui um pergolado coberto, caixas de abelhas nativas e um “hotel” para abelhas solitárias, cercado por canteiros de flores específicas para a espécie.

A acessibilidade e conexão se fazem presentes num portal principal com o selo do programa ‘Paraná Verde’. De acordo com o projeto, inclui travessia elevada, sanitários adaptados (P.C.D.) e bicicletários para incentivar o transporte limpo.

E para quem gosta de saúde e movimento, uma pista de caminhada com ciclofaixa, conectada por uma passarela de 159 m² sobre o Rio Turvo, permitirá uma circulação fluida e segura para ciclistas e pedestres.

UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL À BEIRA DO RIO

Jardim do Mel (Imagem: Prefeitura de Turvo)

O projeto foca na experiência do visitante. Para isso, haverá o ‘Jardim das Sensações,’ um percurso com plantas aromáticas e coloridas que estimulam o olfato e a visão. Para os amantes de fotografia e natureza, dois grandes mirantes serão os pontos altos: o Mirante de Observação, localizado na parte mais baixa, é ideal para contemplar a força da cachoeira de perto. Já o ‘Mirante de Permanência’, trata-se de um espaço amplo com mais de 300 m², destinado não apenas à vista, mas também à prática de atividades físicas ao ar livre.

IMPACTO REGIONAL

Pistas para caminhadas e corridas (Imagem: Prefeitura de Turvo)

A parceria com a Itaipu Binacional reforça a importância estratégica de Turvo no ‘Corredor Turístico da Região central do Paraná. Para o Município, a obra representa a geração de empregos e o fortalecimento do comércio local, atraindo turistas que visitam Guarapuava e Região.

É uma obra que valoriza nossa beleza natural com respeito ao meio ambiente, criando uma nova opção de lazer e orgulho para nossa gente.

Com a licitação concluída, a expectativa agora gira em torno do início das máquinas em campo, transformando o sonho do ‘Parque da Cachoeira’ em realidade palpável para os paranaenses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.