22/08/2023

Jonathan Bemol faz ilustrações com críticas sociais

A inspiração para os desenhos vem dos noticiários, que ele considera ótimas fontes de ideias. A música também funciona como boa inspiradora

WhatsApp-Image-2020-09-09-at-09.44.30

Jonathan Bemol e as ilustrações de críticas, sentimentos e cultura (Ilustração: Jonathan Bemol)

As ilustrações se tornaram um fenômeno. Por meio delas é possível relatar sentimentos, informar, interpretar, entre outras inúmeras coisas. Durante a pandemia, as ilustrações dão espaço para relatar o que se passa na mente de muitas pessoas. É em desenhos que os relatos ganham cores e formas. Jonathan Bemol é um ilustrador atuante em Guarapuava. Conforme ele, desde a infância, desenhar era uma paixão.

Sempre me interessei muito por conteúdo de entretenimento na verdade, desenhos animados, filmes, música, entre outros. Desse modo, quando entrei para a faculdade de Publicidade e Propaganda, achava que seria divertido trabalhar com essas coisas, e realmente é.

Atualmente, o jovem trabalha como webdesigner. No emprego, ele começou a aplicar as ilustrações em alguns trabalhos feitos para clientes. Além disso, o artista publica as artes nas redes sociais. Assim, chamou a atenção daqueles que amam as ilustrações. As oportunidades para trabalhos freelancer começaram a surgir. “Então, me configuro assim, trabalho numa agência web, e fazendo freelas de ilustra”.

(Ilustração: Jonathan Bemol)

A inspiração para os desenhos vem dos noticiários, que Jonathan considera ótima fonte de ideias. Do mesmo modo, a música e outros meios de arte são bons inspiradores na hora de movimentar a criatividade e ilustrar. As referências de artistas que o jovem acompanha e gosta também apoiam o trabalho.

De acordo com ele, entre elas estão Laerte e João Montanaro. Bem como, Joan Cornellà ilustrador espanhol e Ziraldo. Ele também cita nomes da Região como a tatuadora Margarida Kaminski, a ilustradora Katia Re e o ilustrador Daniel Batista.

(Ilustração: Jonathan Bemol)

Agora na quarentena comecei a aprender a animar as ilustrações. Por isso, é algo com que me empolgo bastante e tenho curtido aprender.

Confira outros trabalhos do artistas no Facebook e no Instagram.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.